
Por Alan Caldas (Editor)
Estava passando em Novo Hamburgo, dia desses, e tive de comprar um cartão de estacionamento.
Lá em NH os políticos “deram” o estacionamento público nas ruas para os amigos deles. Amigos que têm empresa especializada em tirar dinheiro das pessoas sem dar nada em troca. Só Deus sabe o que tem por trás disso.
Como não existem máquinas na rua para isso e os que trabalham vendendo o horário quase nunca se encontram quando se precisa, comecei a procurar algum estabelecimento que vendesse o estacionamento.
Perguntei numa loja, não vendiam. Noutra, igualmente não vendiam. E fui perguntando em diversas lojas da rua Bento Gonçalves. Nada. E nada. Até que uma senhora muito agradável me disse:
– O senhor vai lá na Óptica Luz que eles têm.
Cheguei na porta da Óptica Luz, uma loja muito bonita e bem iluminada, cumprimentei as pessoas que estavam ali e, vendo uma jovem perto do caixa, lhe perguntei:
– Senhorita, por acaso vocês têm como pagar o estacionamento?
“Claro”, respondeu ela, “temos sim”.
Entrei na loja. Dei o número da placa do carro. E já ia passando o cartão para pagar (só pode ser pago em cartão) quando essa moça finalizou a compra sem que eu pagasse.
Estranhei. Olhei para ela e falei:
– Como vou pagar, agora?
Ela sorriu e disse:
– Bem capaz que vou cobrar do Alan Caldas!
Olhei para ela, tentando reconhecer, e perguntei:
– Você me conhece?
– Claro, sou de Dois Irmãos também . . .
Começamos a rir nós dois. E eu disse:
– É por isso que Dois Irmãos é diferente. Logo que vemos um conterrâneo estendemos a mão.
Ficamos ali, rindo e lembrando o quanto somos gentis aqui em Dois Irmãos. Gentis com quem é de fora. Mas sobretudo gentis entre nós mesmos. Amigos. Parceiros. Carinhosos com todos pelo simples fato de sermos daqui.
Fiquei muito impressionado com a jovem Cyntia Hunhoff.
Ela e seu esposo, o Thiago Lopes, moram agora em Novo Hamburgo, mas o coração segue totalmente dois-irmonense.
Eles assumiram nos últimos 2 anos a administração da tradicionalíssima Óptica Luz, que em Novo Hamburgo existe por já quase 20 anos.
É uma loja respeitada na cidade. Está num local privilegiado. E a Cyntia e seu esposo Thiago, com imensa simpatia e competência estão levando em frente a empresa que completará duas décadas este ano.
Saí de lá e fiquei pensando que o mundo atual tem tudo.
Lembrei que alguém, tal qual eu, que vem lááááá do século e milênio passado, percebe que o mundo atual tem tudo de tudo para fazer a vida humana ser perfeita.
E, quando esse tudo de tudo que temos é abençoado com a gentileza, com o saber sorrir, com o dirigir-se ao outro de forma alegre, agradável e sincera, aí sim é que o mundo se mostra perfeito.
É aí que até mesmo essa obscura, detestável e corrupta imperfeição dos políticos doarem aos “amigos” o que é para ser público, torna-se suportável. E graças à gentileza, até deixa de ser algo que nos azeda para se tornar agradável.
Parabéns, Cyntia e Thiago.
Vocês são pessoas raras.
Com tanta gentileza no atendimento, certamente a Óptica Luz seguirá por décadas e décadas nos dando a alegria e bem-estar visual que vocês oferecem ao público.
Você, com sua gentileza, me ensinou a ver melhor Novo Hamburgo.