
Por Nestor Fonseca
O primeiro uso comercial do PVC (Poli Cloreto de Vinila) começou na Alemanha na década de 60. No Brasil só na virada do século se intensificou o seu uso. Tanto que o uso da madeira cedeu lugar no uso externo, e se restringe hoje a portas internas e a porta principal.
Pontos positivos do PVC
1. Baixa manutenção; se resume a limpeza com água e sabão.
2. Isolamento acústico; o PVC tem como uma das maiores qualidades deixar o ruído no lado de fora. Dois sistemas de fechamento (oscilo batente e maximar), com devidos vidros duplos ou triplos, atenuam o ruído para praticamente zero.
3. Isolamento térmico: conserva a temperatura do ambiente interno em relação ao externo.
4. Resistente a ataques químicos (maresia) e biológicos (fungos, bactérias e cupins).
5. Totalmente reciclável; o PVC (57% cloro, derivado do cloreto de sódio, ou sal de cozinha, e 43% de eteno, derivado do petróleo) é considerado um dos materiais que menos agride a natureza.
6. O PVC não se altera com os efeitos do tempo, e pode chegar a 50 anos de uso em perfeitas condições.
Hoje há a opção do PVC pintado em belas e diversas cores. Porém, como a estética e a praticidade normalmente não andam juntas, é importante, antes de escolher, pensar nos futuros reparos e repinturas que exigem pintores preparados.
Vale lembrar que todo perfil usado em portas e janelas integra uma alma de aço galvanizado, o que eleva muito o nível de resistência mecânica.