
Por Dra. Layla Arêas Portes
O uso de telas por crianças não só aumentou nos últimos anos, como começa cada vez mais cedo. Conforme a Academia Americana de Pediatria (AAP), as crianças passam em média 7h por dia usando dispositivos como TV, videogames, tablets, computadores, celulares...
Não podemos negar, claro, que o ‘boom’ da tecnologia trouxe benefícios para os pequenos. Há quem fale em melhor capacidade de aprendizado, de analisar informações rapidamente, em mais interesse por novos conhecimentos, novas formas de estudar... Por outro lado, do ponto de vista da saúde, o problema está no excesso. Como tudo na vida, a diferença entre o remédio e o veneno é a dose.
Um estudo de 2021 nos mostra que níveis mais elevados do uso de tela por crianças e jovens foram associados à má saúde mental. (https://bit.ly/2787454). Outro estudo, de 2022, diz que o excesso de tela está negativamente associado aos desfechos de saúde do desenvolvimento na primeira infância. (https://bit.ly/2787455). Um estudo coreano descobriu que crianças e adolescentes que passavam mais de 35h por semana em frente às telas, tinham maiores chances de desenvolver a síndrome metabólica: um grupo de alterações que, quando presentes em conjunto, aumentam o risco de doenças cardíacas, AVC, diabetes tipo 2 e várias outras doenças. (https://bit.ly/2787456)
Uma série de outros estudos vêm relacionando o tempo de tela em crianças e adolescentes com:
– Sedentarismo;
– Obesidade;
– Problemas de sono;
– Transtorno de déficit de atenção;
– Menores habilidades sociais;
– Transtornos alimentares;
– Transtornos de imagem;
– Doenças oculares;
– Dores de cabeça;
– Má postura;
– Dores na coluna;
– Dores nas mãos, causadas por movimentos repetitivos, e por aí vai...
Siga as recomendações da Sociedade Brasileira de Pediatria (expostas nas imagens deste post); elimine as telas durante as refeições; desligue-as ao menos 2h antes de dormir; supervisione o conteúdo acessado. E o principal: Sejamos exemplos! Criança gosta mesmo é de brincar… Cabe a nós, adultos, apresentar atividades que sejam do seu interesse.
*
Dra. Layla Arêas Portes
Oftalmologia CRM-44839 RQE: 32383
Atendimento – Av. São Miguel, 749, sala 3, Centro de Dois Irmãos
(51) 98594-8125