Com artistas e gestores, Issur lança Cartilha do Pró-Cultura RS em Dois Irmãos

31/05/2022
(Fotos: Divulgação)

(Fotos: Divulgação)

Na última sexta-feira (27), o Teatro Adriano Schenkel, em Dois Irmãos, sediou o lançamento da Cartilha da Cultura elaborada pelo gabinete do deputado estadual Issur Koch (PP). “Nosso objetivo é compartilhar informação e capacitar trabalhadores culturais para buscar recursos via Lei de Incentivo à Cultura (LIC) e Fundo de Apoio à Cultura (FAC)”, afirma Issur, que é músico há 30 anos e atuou como professor no município.

Disponível no formato impresso e digital, a publicação pode ser solicitada pelo WhatsApp (51) 99642-8135 e acessada através do site www.issur.com/cartilhas/. “Além de disponibilizar a cartilha, estamos à disposição para intermediar reuniões na Secretaria Estadual da Cultura em busca de informações”, lembra Issur. Com a presença de artistas e gestores públicos da região, o evento contou com apresentação musical da Orquestra Caxias Ensemble e o relato de experiências.

O prefeito Jerri Meneghetti parabenizou a iniciativa e destacou a importância de representações na área da Educação e da Cultura. “Uma região que não preserva suas raízes também não consegue projetar o seu futuro porque não tem história. Esse é um dos propósitos da nossa administração”, afirma.

 

INVESTIMENTOS

Para Eduarda Frozi, uma das integrantes da orquestra, a cartilha traz segurança tanto aos artistas quanto às empresas para que invistam na cultura. “A captação de recursos é uma forma muito importante de manter a cultura viva, principalmente para artistas que não estão no grande mercado”, destaca. A musicista relembrou ainda que recebeu voto de congratulações em 2018 quando Issur estava vereador em Novo Hamburgo. “Não é de hoje o olhar diferenciado do deputado aos artistas e à educação”, enfatiza.

Diretor da Curto Arte, responsável pelo teatro, o artista Carlos Alberto Klein defendeu a valorização dos artistas locais nos eventos públicos e a necessidade de organização e união. “Cada vez mais surgem artistas, mas precisamos nos profissionalizar para não ficarmos para trás. Também é preciso criar núcleos regionais da Cultura para nos fortalecermos”, sugeriu.

 

SOBRE O AUTOR

Issur é autor dos projetos de lei que definem que no mínimo 50% dos recursos estaduais da Cultura sejam destinados a trabalhadores gaúchos (PL 96/2020) e que condicionam a abertura de shows nacionais e internacionais por artistas locais (PL 497/2019).


› Compartilhe

  • JDI digital
  • doação de sangue

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela