Secretaria Estadual da Saúde confirma dois casos da variante Delta em Santana do Livramento

30/07/2021
Fonte: G1 RS

Fonte: G1 RS

Dois casos de contágio pela variante Delta do coronavírus foram confirmados em Santana do Livramento, na Fronteira do Rio Grande do Sul, nesta quinta-feira (29). Inicialmente, a prefeitura do município e o governo do Uruguai haviam informado as ocorrências. Durante a tarde, a Secretaria Estadual da Saúde (SES) notificou a contaminação dos pacientes.

Já são cinco casos confirmados no RS. Até então, três casos da variante tinham sido confirmados pela SES, todos na serra gaúcha. No fim de semana, a transmissão comunitária da doença foi oficializada pela pasta. Um terceiro morador de Santana do Livramento está sob suspeita de contágio pela variação do vírus. As amostras deste paciente foram enviadas para análise da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

De acordo com Ministério da Saúde do país vizinho, os pacientes são uruguaios que residem em Santana do Livramento. Eles estiveram em Rivera em 15 de julho. No dia 17, apresentaram sintomas da Covid-19. Ao voltar para o Brasil, foram feitos testes que confirmaram a doença. O sequenciamento genético foi feito pelo país uruguaio.

 

Contato com 23 pessoas

O secretário municipal de Saúde de Santana do Livramento, Paulo Vargas, conta que esses dois uruguaios tiveram contato com, pelo menos, 23 pessoas, que estão em isolamento e passam por monitoramento feito pelo poder público. Três delas testaram positivo para Covid-19, conforme análise do Laboratório Central de Saúde Pública do Estado do Rio Grande do Sul (Lacen), e uma delas é a que está sob suspeita de contágio pela variante Delta.

Ela é de Santana do Livramento, mas reside fora do país. Nenhuma das três pessoas apresenta sintomas graves da doença. “Isso demonstra fortemente a necessidade das pessoas continuarem se cuidando. Usem máscara, mantenham o distanciamento social e a boa higienização. Mais do que nunca, se vacinem. Somente assim vamos superar essa pandemia. Não ponham suas vidas em risco”, alertou o secretário Vargas.


› Compartilhe

  • JDI digital
  • doação de sangue

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela