Professor especialista em técnica construtiva enxaimel visita Museu de Dois Irmãos

30/07/2021
Juliana, professor Pedro, Cristiane e Dorival Ellwanger

Juliana, professor Pedro, Cristiane e Dorival Ellwanger

Estão em andamento os levantamentos da primeira etapa do restauro do Museu Histórico Municipal de Dois Irmãos. Na última semana, as arquitetas da Escaiola Arquitetura Rara, Juliana Betemps e Cristiane Rauber, estiveram no local acompanhadas do professor Pedro Bühler. O docente é conhecido como um dos maiores especialistas da técnica construtiva enxaimel – presente no imóvel do museu.

Pedro é professor das disciplinas de História da Arquitetura e de Patrimônio Histórico na Universidade Federal de Santa Catarina. Sua última visita a Dois Irmãos aconteceu em 2019, quando esteve com o professor alemão Manfred Gerner, considerado o papa do enxaimel. “Mas conheço a casa que abriga o Museu desde 1983, quando estive em Dois Irmãos fazendo a desmontagem do imóvel dos Deixheimer”, recorda. A arquiteta Juliana destaca a importância da vinda do professor a Dois Irmãos. “O olhar atento do professor Pedro vem a somar na qualidade técnica do trabalho desenvolvido pela Escaiola, e certamente faz toda a diferença”, comenta. Para o professor Pedro, Dois Irmãos é um exemplo de preservação do patrimônio histórico. “O município tem muitos exemplos importantes dentro desta técnica. É importante manter a tradição dos antigos carpinteiros alemães”, observa.

Na ocasião, uma das descendentes da família, Liselote Feltes Auler, esteve visitando o museu e contribuiu com informações sobre a época em que morou na casa quando criança. “Eu me diverti muito nesta casa”, relembra. Ela é neta de Alvina, que foi casada com José Staudt, um dos antigos proprietários do imóvel.

 

SAIBA MAIS

O projeto “Restauro Museu Histórico de Dois Irmãos – Parte 1: Projetos” tem realização da administração municipal, Museu e Associação Cultural Cantares. O planejamento cultural é da Simples Assim, com patrocínio de Lojas Kinei e financiamento da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, pelo Pró-Cultura RS. O valor aprovado de R$ 106.760,00 tem contrapartida obrigatória da prefeitura de 10%.

A primeira etapa consiste na elaboração dos seguintes projetos: projeto arquitetônico de restauro do Museu Histórico Municipal; projeto arquitetônico para um anexo ao museu, com sala de convivência, outra sala de acervo, memorial descritivo e levantamento fotográfico; projetos complementares (estrutural, hidrossanitário, elétrico e PPCI).

 

(Fotos: Cláudia Kunst)


Visita ocorreu na última semana

 


› Compartilhe

  • doação de sangue
  • JDI digital

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela