
(Fotos: Divulgação / PMDI)
Na noite de quinta-feira (24), o Espaço Cultural Antiga Matriz foi palco do terceiro encontro do 1º Seminário de Educação Patrimonial de Dois Irmãos: Conhecer para Preservar, reunindo público interessado na valorização da história e do patrimônio da cidade. No evento estiveram presentes o vice-prefeito Juarez Stein, a secretária de Educação, Denise Maria Maldaner, e a chefe do Departamento de Cultura, Elisandra Bremm, além de membros da Família Collet, ex-proprietários do Moinho Collet.
O evento teve como foco o patrimônio arquitetônico, com dois painéis especiais. O primeiro apresentou o projeto de restauração do Moinho Collet, conduzido pelo arquiteto Bruno Walter da Luz e o engenheiro Paulo Walter da Luz, da empresa Arquium, responsável técnica pelo projeto. A apresentação detalhou as intervenções emergenciais previstas e a importância da preservação do prédio histórico.
Em seguida, o público acompanhou o painel “Desvendando o Patrimônio Arquitetônico”, conduzido por Jorge Luís Stocker Júnior, mestre em Arquitetura e Urbanismo, reconhecido por sua atuação na preservação do patrimônio histórico. Curador do seminário, ele destacou elementos arquitetônicos importantes do município e reforçou o papel da comunidade na conservação dos bens culturais.
O Seminário de Educação Patrimonial é uma ação complementar do projeto cultural de Restauração do Moinho Collet – 1ª Etapa – Intervenções Emergenciais, que tem realização da Associação Rota Colonial e prefeitura de Dois Irmãos, e conta com recursos do PRÓ-CULTURA RS, por meio do Fundo de Apoio à Cultura (FAC) do Governo do Estado. Os últimos encontros acontecem nos dias 8 e 15 de maio.
Dia 8 de maio – 17h30 às 19h30
Tema: Experiências de educação patrimonial I
Museus e gestão colaborativa do patrimônio – Diego Lemos Ribeiro
Casa de Gomes Jardim, Guaíba: Quando o interesse coletivo habita uma casa privada – Miriam Ericksson Leão, Bolívar Ericksson Leão e Mariana Leão da Cruz
Dia 15 de maio – 17h30 às 19h30
Tema: Experiências de educação patrimonial II
Olhares afetivos e coloridos sobre o patrimônio de Ivoti – Andréa Cristina Baum Schneck
Na trilha dos lírios – Uma experiência de educação patrimonial em Picada Café – Patrícia Hansen