
Volume do Arroio Feitoria subiu na área da Ponte de Pedra, no Vila Rosa
A terça-feira (30) é mais um dia marcado por chuva intensa no Rio Grande do Sul. A instabilidade afeta todas as regiões do Estado, principalmente à tarde. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) ampliou para vermelho o alerta de tempo severo.
– É bem provável que tenhamos problemas com alagamentos e transbordamentos de rios. Os volumes de chuva nos últimos três dias superaram os cem milímetros em algumas regiões, como a Metropolitana e nos Vales e, nestas áreas, os volumes podem superar os 200mm de chuva. Na quarta-feira (1º), com a movimentação de uma frente fria que ingressa no território gaúcho, a chuva deve ficar ainda mais intensa no Estado – alerta o meteorologista do Inmet Marcelo Schneider.
O maior volume de água desta terça está previsto para São José do Sul, no Vale do Caí, com 54 milímetros, o que equivale a até 45% da média esperada para o mês de abril.
– A chuva no Estado ocorre devido a um forte transporte de vento quente úmido da faixa central do Brasil. Somada com a passagem de algumas frentes frias, isso favorecerá a intensificação da chuva ao longo de toda a semana – explica o meteorologista da Climatempo Guilherme Borges.
No feriado do Dia do Trabalhador, o tempo permanecerá instável, e a área de baixa pressão atmosférica sobre o Paraguai volta a ganhar força no Estado. Há alerta para temporais na Campanha, no Sul, na Região Metropolitana, na Região Central, nos Vales, nas Missões e no Norte. A mínima ocorre em Pedras Altas, no sul gaúcho: 12°C. Já a máxima será registrada nos municípios de Cerro Grande, Aratiba e Alpestre: 31°C. Em Dois Irmãos, a variação térmica será de 16°C a 23°C. (Com informações de GZH)