
(Fotos: Divulgação)
O Departamento de Meio Ambiente de Dois Irmãos informa que realizou nesta quarta-feira (29) a apreensão de uma rede de pesca ilegal durante a piracema no Arroio Feitoria.
– A palavra piracema surge do tupi-guarani, onde ‘pira’ significa peixe e ‘cema’ subida, fazendo referência ao fluxo de migração dos peixes. É o período de migração dos peixes rio acima, para desovar e se reproduzir, assim é realizado um período de proibição da pesca, que iniciou-se em novembro de 2024 e continua até 31/01/2025, no Rio Grande do Sul, garantindo que todas as espécies em fase de migração e reprodução consigam encerrar os ciclos, garantindo a continuidade das espécies. Durante o período da piracema, a pesca pode ser realizada apenas de forma controlada, com autorização do Departamento de Agricultura do município, com limite diário de 5 quilos por dia, utilizando um único anzol por linha, sendo totalmente proibido a utilização de redes ou outros itens que capturem peixes em grande quantidade – diz a nota divulgada pela prefeitura.
Segundo o chefe do Departamento de Meio Ambiente, Matheus Ferro, “o defeso da piracema é fundamental para mantermos a diversidade e continuação da linhagem dos peixes, pois diversas espécies passam pelo processo de migração e entram no período reprodutivo em nosso Arroio Feitoria”.