RS é o estado com mais cidades governadas pelo mesmo partido há 20 anos

29/10/2020
Fonte: G1 RS

Fonte: G1 RS

Um levantamento feito pelo G1 mostra que 76 municípios brasileiros elegeram o mesmo partido para a prefeitura em todas as cinco eleições realizadas desde 2000. Destes, 21 ficam no Rio Grande do Sul. São cidades de diversos tamanhos e de regiões distintas. A maioria é de porte pequeno: 15 delas têm menos de 5 mil eleitores. Outras já são referência em suas regiões, como Ijuí, um dos principais municípios do Noroeste gaúcho. 
O Progressistas é o partido com mais prefeituras — oito —, diferente do restante do país, em que MDB e PSDB comandam o maior número de cidades. Completam a lista no RS o MDB (seis), PDT (cinco) e PT (duas). Para o professor do departamento de Sociologia e Política da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Álvaro Barreto, a satisfação do eleitorado contribui para esta manutenção de uma mesma sigla. Porém, a perpetuação dos mandatários de um mesmo grupo político traz problemas. “O risco associado a essa situação é que a prática de governo e as relações políticas fiquem congeladas, estimuladas pelo seu sucesso popular, e que a qualidade do debate público fique condicionada a um único modelo”, observa o professor. “Em uma democracia, a alternância de partido ou grupo político no poder é desejável, ao menos como uma possibilidade”, pontua Barreto.
Dez desses prefeitos tentam a reeleição. Dois deles, inclusive, são candidatos únicos, o que poderá perpetuar o poder dos partidos por até 24 anos. Outros 10 lançaram candidatos diferentes, mas da mesma sigla. No caso de Porto Vera Cruz, a candidatura também é única. Ou seja, basta o próprio candidato votar nele mesmo que será eleito. “A possibilidade de pleitear a reeleição é uma das regras do jogo. A decisão sobre atribuir ou não um novo mandato é do eleitorado. Então, se os eleitores avaliam positivamente uma gestão e querem que ela continue – com o mesmo candidato ou alguém indicado pelo mesmo partido –, não há o que condenar”, observa o professor.
Santa Margarida do Sul é o único município na lista que não terá continuidade, já que os dois candidatos deste pleito são do MDB e PP, que irá interromper a hegemonia do PDT na cidade.


Cidades governadas pelo mesmo partido há 20 anos no RS
Porto Vera Cruz, Benjamin Constant do Sul, São José do Inhacorá, Vespasiano Corrêa, Bozano, Tio Hugo, Unistalda, Santa Margarida do Sul, Derrubadas, Água Santa, Itatiba do Sul, Chiapetta, Pinheirinho do Vale, Doutor Maurício Cardoso, Cambará do Sul, Alecrim, Redentora, Catuípe, Não-Me-Toque, Santiago e Ijuí.


› Compartilhe

  • doação de sangue
  • JDI digital

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela