Morro Reuter é a 10ª cidade do Estado em produção de casca de acácia negra

29/01/2021
(Foto: Divulgação / PMMR)

(Foto: Divulgação / PMMR)

A produção de casca de acácia negra de Morro Reuter é destaque no Estado. No ranking da Pesquisa da Produção da Extração Vegetal e da Silvicultura (Pevs), do IBGE, a cidade está na 10ª posição entre os maiores produtores de casca de acácia negra do Rio Grande do Sul. Em 2019, dado mais recente divulgado pelo IBGE, foram 3,7 mil toneladas do produto. O valor de produção chegou a R$ 814 mil.

Segundo a secretária de Agricultura, Indústria, Comércio, Turismo e Desporto, Sônia Feldmann, a produção de acácia engloba mais de 150 famílias que desenvolvem e apostam nesta atividade. “Essas famílias estão envolvidas desde o preparo do solo, plantio, tratos culturais, descascamento, derrubada e corte das árvores, até o transporte da madeira e da casca”, detalha Sônia. A produção recebe incentivo da prefeitura por meio de parceria com a empresa Seta, que faz a doação das mudas de acácia negra, enquanto o município ajuda com o frete e a distribuição até as propriedades dos agricultores. Também é oferecido pela administração municipal serviços de máquinas como retroescavadeira, escavadeira hidráulica, patrola para adequação e limpeza de lavouras, melhorias de acessos e estradas para as propriedades e lavouras, além do transporte, subsidiado pelo município, de insumos como brita e saibro para as estradas de acesso.

A produção agrícola da acácia negra é de extrema importância para Morro Reuter, pois fomenta a produção primária, gerando retorno através do ICMS, renda e emprego. A prefeita Carla Chamorro reforça a importância do setor. “A demanda por madeira, tanto para a geração de energia quanto para indústria e outros setores, cresce a cada ano. Temos produtores que há décadas atendem esse mercado”, comenta.


› Compartilhe

  • doação de sangue
  • JDI digital

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela