Lançamento do documentário “Somos Capazes” emociona público

28/11/2024
(Texto e fotos: Divulgação)

(Texto e fotos: Divulgação)

No último dia 18 de novembro, o Espaço Cultural Antiga Matriz, em Dois Irmãos, foi palco da estreia do documentário “Somos Capazes”, um projeto que aborda a inclusão e a superação na educação. O evento reuniu a comunidade local e autoridades do município, que lotaram o espaço para assistir à obra e participar de um bate-papo com os idealizadores e diretores do projeto.

A produção foi liderada por Anderson Dilkin, idealizador do documentário, Gustavo Rubert e Jayme Dias Magalhães Neto, que assumiram a direção. Anderson, morador de Dois Irmãos e cego desde o nascimento, trouxe sua vivência e sensibilidade para a construção da obra, inspirando uma narrativa com sua visão única sobre educação inclusiva. Gustavo, diretor e produtor audiovisual, destacou a importância de usar o cinema como ferramenta de sensibilização, enquanto Jayme, também de Dois Irmãos e apresentado com glaucoma, reforçou a força das histórias contadas no filme.

O documentário apresenta relatos emocionantes de alunos com deficiência, familiares e profissionais da educação de Dois Irmãos. Entre as histórias, está a de Raíssa, uma jovem com síndrome de Down, recém-formada no ensino médio, que sonha cursar gastronomia. Sua trajetória reflete os desafios e as conquistas da inclusão educacional, inspirando o público a reconhecer o potencial e a força por trás de cada indivíduo.

 

“Inclusão é dar oportunidades”

Durante o lançamento, Dilkin reforçou a importância de falar sobre inclusão. “Perguntamos a cada entrevistado o que era inclusão para eles e cada um trouxe o entendimento sobre o assunto. Eu, inclusive, dei minha opinião, e para mim ‘inclusão é dar oportunidades’, é permitir o acesso e que a pessoa com deficiência possa ir aonde ela quiser ir”, destaca o idealizador.

Após o sucesso do lançamento, “Somos Capazes” será exibido nas escolas da rede pública e particular de Dois Irmãos, promovendo discussões sobre inclusão e acessibilidade no ambiente escolar.

Desde a última quarta-feira (27), o documentário também está disponibilizado na internet, ampliando seu alcance e impactando novas audiências. Ele pode ser conferido no canal do Youtube: www.youtube.com/@andersondilkin.

Realizado com apoio da Prefeitura de Dois Irmãos, através de recursos da Lei Paulo Gustavo, do Ministério da Cultura, o curta-metragem não apenas emociona, mas também desperta reflexões sobre a importância de uma sociedade inclusiva e igualitária.

O evento foi um convite à celebração da diversidade e uma demonstração do poder transformador da educação inclusiva, deixando um legado para Dois Irmãos e além.


› Compartilhe

GALERIA DE FOTOS

FOTOS DO DIA

Calor e sensação de abafamento marcam a semana (Foto: Octacílio Freitas Dias)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2025, Todos os direitos reservados Agência Vela