Antiga Matriz recebe exposição de Clara Koury e show de Thiago Ramil

28/05/2022
Thiago Ramil (Fotos: Divulgação)

Thiago Ramil (Fotos: Divulgação)

O Espaço Cultural Antiga Matriz de Dois Irmãos abre sua temporada de atrações neste domingo (29), com exposição da artista Clara Koury, às 17h, e show do músico Thiago Ramil, às 18h. A entrada é franca e toda comunidade está convidada a prestigiar.

A exposição Retrospectiva Clara Koury – Vivenciando arte de Norte a Sul apresenta diversas técnicas, materiais e suportes, como desenho a pastel seco, rebatimento e sublimação em tela vinílica, pintura acrílica sobre tela, imagens escaneadas aplicadas sobre caixas de fósforos compondo módulos em painéis de várias dimensões, fotografia e mobgrafia aplicadas sobre tecido e canvas. A destruição do bioma Amazônia, através de queimadas e desmatamento, são temas recorrentes na obra de Clara Koury. Sua principal referência encontra-se nas vivências na sua terra natal, Belém do Pará, na região amazônica, com sua exuberância e contrastes, como os curumins – crianças indígenas – e os barcos, meio de transporte dos ribeirinhos que percorrem os igarapés rumo ao mercado do Ver o Peso levando a produção local e artesanal para abastecer a metrópole.

Thiago Ramil apresenta o show “O Sol Marca o Andar do Tempo e a Imensidão do Universo Todo Dia”, que leva o espectador a um giro em torno do sol e das sensações sonoras de cada estação do ano, passeando por diferentes texturas cromáticas de cada período do ano. O artista estará acompanhado da banda completa, composta pelos músicos Guilherme Ceron, Felipe Zancanaro, Pedro Petracco e Lorenzo Flach, e irá executar o repertório na íntegra e na ordem de seu mais recente trabalho de estúdio. Uma produção do período de isolamento social, marcado pela força da composição de Thiago e pela experimentação de novos gêneros e ritmos em sua obra.

 

SAIBA MAIS

 

Thiago Ramil

Músico, compositor, produtor e psicólogo. Reside em Porto Alegre e conta com três álbuns de estúdio, tendo lançado seu terceiro em abril de 2021. Seu primeiro trabalho solo, “Leve Embora” (2015), foi contemplado no edital Natura Musical (2014) e recebeu indicação ao 17º Latin Grammy’s, na categoria Melhor Álbum Pop em Língua Portuguesa. Por este trabalho foi premiado no Açorianos de Música (2016) nas categorias Melhor Intérprete Pop e Artista Revelação. Seu segundo álbum, “Em Frente” (2018), foi viabilizado através de financiamento coletivo, e por este trabalho Thiago recebeu a premiação de Melhor Compositor Pop no prêmio Açorianos de Música (2019).

O terceiro álbum – “O Sol Marca o Andar do Tempo e a Imensidão do Universo Todo Dia” (2021) – representa o encontro de 4 EP’s, com produtores musicais diferentes e foi todo realizado de forma remota, devido ao contexto de isolamento social, viabilizado através do Edital Aldir Blanc de apoio a cultura. O disco teve ampla repercussão na mídia e atingiu mais de 50 mil visualizações no mês de seu lançamento.

Thiago é integrante do grupo Afluência, que recebeu 6 indicações ao Açorianos de Dança 2020, tendo sido premiado com Melhor Trilha Sonora. Também integra o projeto Casa Ramil, que reúne seus familiares em espetáculo musical. Atualmente desenvolve o projeto Sereno Canto, que produz e distribui episódios de podcast com a contação de histórias + canções de ninar de autoria do compositor. Thiago é sobrinho dos irmãos Kleiton, Kledir e Vitor Ramil.

 

Clara Koury

Artista visual multimídia e professora de artes. Natural de Belém do Pará, mudou para o Rio Grande do Sul em 1973. Tem formação em desenho e plástica, participou de cursos de aperfeiçoamento em gravura, pintura, aquarela, batik, escultura e design de superfície. Da primeira mostra na Galeria Kennedy do Centro Cultural Brasil Estados Unidos, Arte Belém Pará, até a última coletiva em Paris, Eles Mitraillent, participou de várias exposições individuais e coletivas no Brasil e em diversos países. Clara faz parte da Associação Chico Lisboa Arte desde 2014 participando de exposições e salões anuais promovidas pela entidade. A artista já recebeu diversas premiações, tanto em nível nacional, quanto internacional, como nos salões de arte de Portugal, Espanha e França.


Clara Koury


› Compartilhe

  • JDI digital
  • doação de sangue

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela