Brigada Militar pede que comunidade denuncie casos de pichação

28/05/2021
Pichações podem ser denunciadas pelo 190 da BM

Pichações podem ser denunciadas pelo 190 da BM

Circulando pela cidade, pichações chamam a atenção, principalmente em paradas de ônibus e placas de trânsito. O problema foi apontado também pela Brigada Militar de Dois Irmãos. De acordo com o comandante da BM no município, tenente Elton Dhein, nos últimos meses é possível perceber o aumento de pichações nos espaços públicos.

Buscando evitar que uma onda desse tipo de crime ocorra na cidade, o tenente pede que a comunidade, mais uma vez, colabore com a polícia, denunciando este tipo de situação. “O bem é público, ou seja, de todos nós”, destaca o comandante, reforçando que pichação é crime (Lei N.º 9.605/98- Lei de Crimes Ambientais), e a pena é detenção de 6 meses a um ano. “Pedimos que as pessoas liguem para a Brigada Militar, informando, preferencialmente quando visualizarem ou depois, quando constatarem alguma pichação, para que a gente dê uma atenção especial àquele local, àquela área, para tentar identificar quem são os pichadores”, ressalta o tenente Elton.

Além de espaços públicos, alguns prédios e muros privados também foram alvo de pichação recentemente. A partir do registro fotográfico, é possível comparar e perceber que algumas das pichações se repetem em alguns locais, principalmente nas paradas de ônibus e na parte de trás de placas de trânsito.

Entre os anos de 2017 e 2018, uma onda de pichações também chamou a atenção no município. Ginásios de esporte, paradas de ônibus, muros e prédios foram os maiores alvos dos pichadores. Na época, a Polícia Civil atuou fortemente no combate a esse tipo de crime, identificando e fazendo com que os autores reparassem os danos causados ao patrimônio público. O trabalho, liderado pelos policiais civis João Tadeu da Rosa e Jerônimo Américo, repercutiu nacionalmente e deu origem ao “Projeto Cores da Cidade”, que foi premiado, em dezembro de 2018, com o 2º lugar no concurso Banco de Boas Práticas da Polícia Civil do RS.

 

DENUNCIE

- 190

- 3564-1193

- (51) 9 8501-6695


› Compartilhe

  • doação de sangue
  • JDI digital

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela