Emplacamento de veículos tem queda de 62% em abril no RS

28/05/2020
Fonte: GaúchaZH

Fonte: GaúchaZH

A crise provocada pelo coronavírus causa reflexos em diferentes setores, inclusive no automotivo. Parte do impacto pode ser observada a partir dos dados de emplacamentos de veículos: em abril de 2020, a queda chegou a 61,93%, na comparação com o mesmo mês em 2019. Conforme o Detran-RS, foram 16.901 veículos emplacados em abril de 2019. Neste ano, no mesmo mês, o total chegou a 6.433. Os números se referem somente ao primeiro emplacamento.
Em janeiro e em fevereiro, a queda foi pequena, de 10,08% e 10,69%, respectivamente. Em março, quando a pandemia começou a afetar atividades econômicas no Estado, a diminuição do número de veículos emplacados chegou a 26,87%. O acumulado do ano soma queda de 28,36%. No Rio Grande do Sul, os Centros de Registro de Veículos Automotores (CRVAs), que realizam o processo de emplacamento, ficaram fechados entre 19 de março e 13 de abril. No entanto, o reflexo nos números vai além da restrição nas atividades:
— As pessoas não estão saindo, não tem quase infração. É algo que se espalha por tudo que está ligado à área de trânsito. Os centros de formação de condutores, por exemplo, quase não tiveram arrecadação em abril. As pessoas estão muito receosas. As empresas também estavam desesperadas, porque muitos compravam o carro, mas não conseguiam emplacar — explica o diretor-geral adjunto do Detran-RS, Marcelo Soletti.
Atualmente, todos os serviços do Detran estão funcionando no Rio Grande do Sul, mas com restrições. Em horário reduzido, os CRVAs trabalham das 10h às 16h.
— Para maio, ainda assim teremos queda, mas deve ser mais branda. Deve ser superior a março e inferior a abril — projeta Soletti.

 


› Compartilhe

  • JDI digital
  • doação de sangue

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela