
Fonte: Assessoria de imprensa / Fotos: Divulgação
Duas novas canções voltadas à promoção da alimentação saudável entre crianças e adolescentes acabam de ser lançadas nas principais plataformas digitais — Spotify, Deezer, Apple Music — como parte do projeto “Musicalizando Educação e Saúde”, desenvolvido por músicos hamburguenses. O EP “Para Comer Bem”, que traz as faixas “Comer com Amor” e “A Escolha é Sua”, tem como proposta ser um aliado de educadores, podendo ser trabalhado em sala de aula como recurso complementar em atividades sobre saúde, alimentação e meio ambiente.
Inspiradas no Guia Alimentar para a População Brasileira, com linguagem acessível, ritmo envolvente e conteúdo técnico validado por profissionais da área da saúde, as composições buscam estimular o consumo consciente, o hábito de cozinhar em casa, o cuidado com o ambiente das refeições e o olhar atento para os rótulos dos alimentos industrializados.
O projeto também incentiva o cultivo de hortas em pequenos espaços, fortalecendo a relação das crianças com o alimento desde sua origem. Tudo isso de forma lúdica, criativa e alinhada com os objetivos da educação nutricional nas escolas.
Canções que informam e inspiram
“Comer com Amor” é voltada aos anos iniciais do Ensino Fundamental e destaca a importância dos alimentos in natura, das refeições caseiras e do ato de comer com atenção plena, longe das telas. Já “A Escolha é Sua”, voltada às faixas-etárias finais do Fundamental e ao Ensino Médio, provoca a reflexão sobre os alimentos ultraprocessados, apresenta de forma simples a nova rotulagem nutricional e convida os estudantes a fazerem escolhas mais conscientes no dia a dia.
As canções são fruto da união de três artistas com diferentes experiências nas áreas da música, educação e comunicação: Gustavo Carniel Rubert, proponente do projeto, jornalista e músico com duas décadas de carreira; Isabel Schneider Machado, professora de artes com longa trajetória na educação; e Pedro Custódio Nascente, músico e produtor musical. Juntos, eles formam o grupo “Os Sabiás”, responsável por todo o processo criativo — da composição à gravação das faixas.
Um projeto que conecta arte, saúde e educação
Realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo e apoio da Secretaria de Cultura de Novo Hamburgo, o projeto “Musicalizando Educação e Saúde” teve suporte técnico do Curso de Nutrição da Universidade Feevale e de profissionais do Centro de Educação Nutricional – Nutrir, garantindo base científica e relevância pedagógica às letras.
A proposta vai além da música: visa contribuir para a formação de uma geração mais consciente sobre sua alimentação e saúde, promovendo conhecimento de forma acessível e significativa nas escolas da região.
Para ouvir as músicas do álbum “Para Comer Bem”, basta acessar o perfil @musicalizandosaude no Instagram e clicar no link da bio: https://linktr.ee/grupo.ossabias.