Consumo de vinho no Brasil salta para 2,7 litros por pessoa por ano

28/03/2024
Fonte: Exame / Foto: Giovanni Magdalinos/Getty Images

Fonte: Exame / Foto: Giovanni Magdalinos/Getty Images

O governo francês gastou 200 milhões de euros para comprar e destruir parte da produção de vinhos do ano passado. O objetivo foi ajudar produtores a passar por uma das maiores crises do setor. Em 2023, a produção na França cresceu 4%, enquanto o consumo caiu 15%, segundo dados do governo, gerando excesso de garrafas e derrubando preços. Segundo os especialistas, não há razão única para isso, mas uma das principais é a mudança de comportamento. Basicamente, as novas gerações consomem menos álcool.

A expectativa global é que o consumo de vinho caia 1% todos os anos até 2026, de acordo com a consultoria IWSR, especializada no mercado de bebidas. Aqui no Brasil a situação é outra. O consumo médio per capita saiu de 1,8 litro em 2019 para 2,7 em 2022, e permanece nesse patamar. “Durante o confinamento da pandemia os consumidores passaram a beber vinho não só em ocasiões festivas. E esse comportamento se manteve”, avalia Ari Gorenstein, co-CEO do Víssimo Group e co-founder da Evino, uma das maiores importadoras do país.

Nesse cenário, é natural que o olhar dos produtores do Velho Mundo para o mercado brasileiro cresça. Um exemplo é a relação comercial com Portugal, que movimenta cerca de 70 milhões de euros por ano no segmento. “Somos o terceiro maior mercado no Brasil, só atrás de Chile e Argentina. Falamos a mesma língua, e os brasileiros estão buscando vinhos mais caros e com melhor qualidade. Isso é ótimo para nós”, afirma Frederico Falcão, presidente da Vinhos Portugal, agência de promoção dos rótulos lusitanos.

 

Experimentar o novo

Malu Sevieri, diretora da ProWine, a maior feira de vinhos da América Latina, avalia que o consumidor brasileiro está ávido por experimentar bebidas novas. Somente no evento realizado no fim do ano passado estavam presentes 1.300 vinícolas, de 26 países. “O consumidor brasileiro ainda é jovem, está aprendendo a entender sobre o vinho, e isso faz com que ele esteja aberto a novidades”, diz.

As vinícolas estão atentas a essas mudanças. A Casillero del Diablo, marca do grupo Concha y Toro, escolheu o Brasil para lançar um novo rótulo. Chamada de Devil’s Carnaval, a linha conta com quatro rótulos, sendo três tintos e um branco. As bebidas têm um perfil mais suave e fácil de apreciar.

A brasileira Cooperativa Vinícola Aurora também colocou no mercado a linha zero álcool com um “espumante” branco. A bebida virou um sucesso, com venda de mais de 250.000 litros por ano e um crescimento médio anual de 20%. O Brasil é um dos dez principais mercados de bebida do mundo, com 11 bilhões de dólares em vendas por ano, segundo a IWSR. E tem tudo para seguir nesse patamar.


› Compartilhe

  • doação de sangue
  • JDI digital

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela