BOLETIM DA DENGUE – Dois Irmãos chega a 623 casos confirmados

28/03/2022
Dados de sexta-feira (25)

Dados de sexta-feira (25)

A Secretaria da Saúde de Dois Irmãos informou na sexta-feira (25) que o município tem 623 casos de dengue confirmados até o momento. Ao todo, são 1.5.94 notificações, 766 testes em análise e 88 com resultados negativos. Dois moradores estão internados.

A Vigilância em Saúde reforça a necessidade de cada morador fazer sua parte para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti e pede a colaboração da comunidade para as vistorias em pátios e residências.

– Tivemos casos de munícipes que se recusaram a receber os agentes ou que se recusaram a deixar os mesmos entrarem no pátio para verificar a presença de focos. Houve até um caso em que na casa havia um doente de dengue e os servidores da prefeitura tiveram que apelar à polícia para entrar e verificar o terreno, pois foram barrados – diz o biólogo Fernando Goulart Timm, coordenador da vigilância em saúde ambiental.

Na maioria dos casos, a verificação do terreno é simples e pode ser feita em 5 minutos.

– É importante salientar que conforme a ciência e as informações do Ministério da Saúde, o mosquito está adaptado ao ambiente que encontra em volta da casa e não se cria em arroios e outros corpos de água naturais. Recomendamos que as pessoas verifiquem seu quintal duas vezes por semana para evitar que o mosquito se crie; para isso a maioria das pessoas irá gastar 10 minutos em cada semana que tem cerca der 10.000 minutos – conclui Fernando.

Os locais onde são encontrados mais frequentes focos de reprodução de mosquitos são: cisternas, bombonas e baldes de coleta de água da chuva, piscinas não tratadas com cloro, vasinhos, pratinhos, ralos externos que acumulam água, lonas que ficam expostas, lixos e entulhos, pneus e bromélias. Também é importante ter cuidado com as calhas tortas e/ou entupidas ou banheiros desativados e pouco usados. Em caso de dúvidas, os munícipes devem entrar em contato com a Vigilância em Saúde pelo telefone (51) 3564-8871.


› Compartilhe

  • doação de sangue
  • JDI digital

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela