
Ato marcou o início das obras nesta quarta
As obras de construção da nova ponte sobre o Arroio Feitoria, que vai duplicar a ligação com os bairros São João, Vila Rosa e Travessão, iniciaram oficialmente nesta quarta-feira (28). O ato simbólico reuniu autoridades e moradores.
O prefeito Jerri Meneghetti lembrou que os estudos para a construção iniciaram em 2021 e passaram por diversas etapas. Um dos processos se deu junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (Iphae), pelo fato da nova ponte ficar próxima à antiga Ponte de Pedra, que é tombada.
– Eu era adolescente e já se tinha movimentos na cidade para que se pudesse construir uma nova ponte. O local é de fluxo intenso, quem passa em horário de pico sabe do que estou falando. Esta obra é uma necessidade e terá um impacto muito positivo na nossa comunidade – comentou o chefe do Poder Executivo.
Jerri fez uma série de agradecimentos aos envolvidos em todo o processo e destacou a experiência da J Bastian Engenharia, vencedora da licitação e responsável pela execução do projeto, na construção de pontes.
– É uma empresa séria, com muitas realizações pelo Estado. A ponte terá capacidade de 45 toneladas, porte de rodovia. Resolvemos fazer ponte resistente, até por conta do episódio do ciclone em junho (de 2023). Aliás, a ponte é uma parte do projeto, a intervenção será muito maior – disse ele, citando as melhorias no entorno.
O prefeito ainda fez questão de destacar que o município tem cerca de 40 obras em andamento, entre elas muitas pavimentações, e lembrou que a construção da ponte deve provocar ‘alguns transtornos temporários, mas os benefícios serão permanentes’.
A previsão de conclusão da obra é de 9 meses. O investimento será de R$ R$ 7.800.473,99, viabilizados através do Badesul Desenvolvimento S.A. – Agência de Fomento – RS.
Confira mais detalhes do projeto na edição impressa desta quarta-feira (28).