Bolsonaro reconhece que represas estão no limite e apela por economia de energia

27/08/2021
Fonte: Estadão Conteúdo

Fonte: Estadão Conteúdo

Ainda que o governo federal se recuse a falar em racionamento, o presidente Jair Bolsonaro reconheceu, nesta quinta-feira (26), em transmissão ao vivo nas redes sociais, a gravidade da crise hídrica e pediu à população que reduza o consumo de energia elétrica.

— Em grande parte das represas, estamos em 10%, 15% (da capacidade). Estamos no limite do limite — declarou o chefe do Executivo. — Vamos fazer um apelo para você que está em casa. Apague um ponto de luz — acrescentou.

Segundo Bolsonaro, algumas represas do país vão deixar de existir se a crise não der trégua. O secretário de energia elétrica do Ministério de Minas e Energia (MME), Christiano Vieira, pediu na quarta-feira (25) à sociedade “esforço na economia de energia” e disse que o governo dará uma premiação pela redução no consumo. Ainda assim, o chefe da pasta, Bento Albuquerque, disse não entender as medidas como um racionamento.

Durante a live desta quinta, Bolsonaro ainda tentou explicar o aumento da conta de luz dos brasileiros.

— Quando a gente decreta bandeira vermelha, não é maldade, é para pagar outras fontes de energia, no caso termelétricas — disse o presidente.

As termelétricas são abastecidas com combustíveis fósseis, como óleo diesel, e tornam a produção de energia mais cara e poluente. Além disso, o chefe do Executivo adotou com a energia a mesma retórica utilizada com o aumento dos preços dos combustíveis e do botijão de gás — tentou dividir o ônus com governadores e pediu aos líderes estaduais a redução do ICMS cobrado sobre a bandeira vermelha.

Na quarta, o ministro da Economia, Paulo Guedes, questionou qual seria o problema de a energia, componente de peso na cesta da inflação, ficar um pouco mais cara.


› Compartilhe

  • doação de sangue
  • JDI digital

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela