
Cooperativa escolar reúne mais de 40 alunos do 6º ao 9º ano
Localizada em São José do Herval, a Escola Municipal de Educação Infantil e de Ensino Fundamental Tiradentes atende crianças a partir dos 4 meses de idade até o 9º ano do Ensino Fundamental. Atualmente, são 123 alunos frequentando o espaço escolar.
De acordo com a diretora Márcia Ramminger Sparremberger, o registro mais antigo em posse da escola revela que a instituição funciona como pública ao menos desde 1940.
Além dela, a direção da Tiradentes é composta pelos coordenadores pedagógicos Silvia Backes e Eduardo Davi Holler. A escola conta com 20 professores, oito oficineiros e oito colaboradores, entre atendentes e merendeiras/serviços gerais.
No Contraturno, a Tiradentes oferece atividades de Educação Ambiental, Horta Escolar, Clube da Matemática, Clube de Letramento Científico, Ginástica, Música e Banda Escolar, patinação e capoeira, street dance, cooperativa escolar e jogos, além de atividades de leitura e brincadeiras dirigidas e livres.
A escola tem oito salas de aula, sala dos professores, dormitório, brinquedoteca, sala de materiais esportivos, refeitório, ginásio poliesportivo e quatro ambientes de atividades externas (pracinha). Nos espaços dedicados ao desenvolvimento intelectual, conta com sala de leitura e sala de informática. Tem também cozinha, sala da direção, sala de coordenação pedagógica, um banheiro coletivo, cinco banheiros individuais, um banheiro para pessoas com deficiência, um banheiro para funcionários, lavanderia, sala de atendimento especializado, despensa para materiais de higiene, despensa para alimentos e dois depósitos para materiais diversos. “Na EMEIEF Tiradentes, acreditamos que a escola transcende a mera construção física. Nosso objetivo é criar um ambiente acolhedor e estimulante, onde cada indivíduo se sinta parte integrante e valorizada. Para isso, investimos em um espaço que promova o ensino e o aprendizado de forma eficaz, garantindo o conforto e o bem-estar de todos”, destaca Márcia.
Resultado do empenho de educadores e alunos, a escola vem se destacando na Morro Reuter Científica, tendo grupos premiados também na Mostratec, em Novo Hamburgo, e na Mostramazônia, no Amapá. Também tem se destacado nos Concursos de Narrativa do município.
Ex-diretores:
Thelmo Alles
Plácio Eich
Clara Lauer Kaefer
Andreia Laux Ternus
Monica Diedrich
Fernanda Ferreira do Amaral
Daisy Bondan
Angela Griebeler
Alaíde Terezinha Hertz
Ana Maria Gonçalves Ferreira
Grasiela Helenice Stoffel
Taffarel Schmitt
(Matéria publicada no Especial Morro Reuter – 33 anos de emancipação)