Dois Irmãos é destaque no Encontro de Qualificação da Atenção Primária à Saúde

27/03/2025
(Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação)

Na última quinta-feira (20), aconteceu o Encontro de Qualificação da Atenção Primária à Saúde da 1ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS). O evento foi realizado no Auditório do CAFF, em Porto Alegre, reunindo profissionais da saúde de diversos municípios para compartilhar experiências e resultados alcançados no âmbito da Rede Bem Cuidar.

Segundo a médica e coordenadora de Estratégia de Saúde da Família de Dois Irmãos, Maristane Strada, os municípios participantes tinham metas a cumprir dentro do programa. Durante o encontro, foram apresentados os resultados obtidos por três cidades: Sapiranga, que atingiu a meta de pré-natal do parceiro; Santa Maria do Herval, que destacou sua atuação no puerpério; e Dois Irmãos, que alcançou a meta na avaliação multidimensional do idoso.

A equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS) São João foi a responsável pela conquista em Dois Irmãos, tendo como representantes na apresentação o enfermeiro Roberto Fernando Silva Vieira e a agente comunitária Adélia Volkweis. A avaliação multidimensional do idoso foi realizada por meio do instrumento VES-13, que permite medir a vulnerabilidade dos idosos a partir de fatores como autonomia nas atividades diárias, risco de quedas e estado nutricional. Esse trabalho tem caráter preventivo, auxiliando na promoção da qualidade de vida da população idosa acompanhada pela equipe.

– No total, 249 idosos são acompanhados pela equipe da UBS São João, composta por profissionais como a médica Vânia, o enfermeiro Roberto, as técnicas de enfermagem Graciela e Livete, as agentes comunitárias de saúde (ACS) Adélia, Débora e Iraci, além da equipe de apoio formada por recepcionistas, odontólogo e auxiliar de saúde bucal. Entre as principais estratégias utilizadas no acompanhamento dos idosos estão a atualização do cadastro municipal, aplicação da pesquisa do programa pelos ACSs, disponibilização de horários para consulta com médico e enfermeiro, utilização da escala VES-13 e busca ativa para garantir o retorno dos pacientes – destaca a nota divulgada pela Secretaria da Saúde.

Atingir a meta estabelecida pela Rede Bem Cuidar garantiu à equipe da UBS São João uma certificação, além do recebimento de recursos financeiros já previstos no fundo estadual, em conjunto com o Programa Estadual de Incentivos para a Atenção Primária à Saúde (PIAPS).

 

Cuidado da população idosa

O secretário da Saúde, Nilton Tavares, ressalta que o compromisso com o cuidado da população idosa reforça a importância de um atendimento humanizado e preventivo, promovendo não apenas a saúde física, mas também o bem-estar social e mental dos idosos.

– A adesão positiva da comunidade ao programa demonstra o impacto das ações desenvolvidas e a relevância da continuidade desse trabalho – conclui ele.


› Compartilhe

FOTOS DO DIA

Calor e sensação de abafamento marcam a semana (Foto: Octacílio Freitas Dias)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2025, Todos os direitos reservados Agência Vela