Polícia Civil prende casal que gerenciava tráfico de drogas em Dois Irmãos

27/01/2022
(Foto: Polícia Civil)

(Foto: Polícia Civil)

Apontado como gerente do tráfico de drogas em Dois Irmãos, um casal foi preso preventivamente na manhã desta quinta-feira (27), em uma residência do bairro Canudos, em Novo Hamburgo. Os mandados de prisão foram cumpridos por agentes da Delegacia de Polícia de Dois Irmãos, coordenados pelo delegado Felipe Borba, durante a Operação “Befehl”. Durante a ação, os policias apreenderam celulares, documentos e um veículo que estava na casa.

De acordo com o delegado, as prisões ocorreram após cinco meses de investigação, período no qual a equipe conseguiu identificar o casal como o principal gerente do tráfico de drogas na cidade. Segundo o delegado, o homem, de 26 anos, contava com o apoio da companheira, de 24, tanto na gestão financeira do esquema criminoso quanto na atividade de extorsão de usuários de drogas que tivessem algum tipo de dívida com o tráfico. Ele, que é morador de Dois Irmãos mas frequentemente estava na casa da companheira, tem antecedentes pelos crimes de ameaça, moeda falsa e desacato. Ela não tem antecedentes.

Conforme o delegado, a dupla também costumava contatar familiares de usuários, referindo que estes teriam solicitado empréstimo de certa quantia, sem comentar a real causa da dívida, pedindo, assim, que tais parentes auxiliassem na respectiva quitação. Sobre a cobrança de valores, ainda que de forma dissimulada, a Polícia Civil solicita que as pessoas que tenham recebido ligações ou mensagens – indicando que um familiar teria alguma pendência financeira – compareçam na delegacia e colaborem com a investigação. “Não podemos tolerar que o tráfico de drogas redunde em extorsões, vitimando inclusive familiares ou pessoas próximas de quem tenha, em razão do vício, perdido a capacidade financeira de sustentá-lo”, comenta.

Diante de todas as provas juntadas ao longo da investigação, a Polícia Civil solicitou a prisão preventiva dos dois, pedido que foi acolhido pelo Poder Judiciário, que expediu os mandados de prisão da dupla.

 

Superioridade hierárquica

Segundo o delegado Borba, as diligências produzidas e os elementos de convicção juntados aos autos do inquérito policial demonstraram que a dupla detinha superioridade hierárquica em relação aos demais traficantes da cidade, estando logo abaixo do líder da facção que comanda o tráfico de drogas de dentro do sistema prisional. “As prisões foram importantes e traduzem o empenho da delegacia no combate qualificado ao tráfico de drogas na cidade. Não é fácil angariar provas que motivem a prisão de quem breve e raramente entra em contato com a droga comercializada, e esse é o caso deste indivíduo e de sua companheira. Gerenciavam a venda, cuidavam da gestão financeira e eram responsáveis por praticar extorsões contra quem possuísse dívida, tudo a mando de sujeito recolhido no sistema prisional, em cuja cela já cumprimos por duas vezes mandados de busca e apreensão, apreendendo celulares”, reforçou.

A equipe segue com o trabalho de investigação, e outros indivíduos poderão ser indiciados pelo crime de associação ao tráfico, previsto no artigo 35 da Lei nº 11.343/06. Qualquer informação sobre esse ou outros delitos pode ser passada para a delegacia de Dois Irmãos, pelo WhatsApp (51) 98543-7318 ou pelo telefone 3564-1190, garantindo-se o anonimato.


› Compartilhe

  • doação de sangue
  • JDI digital

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela