Mais de 700 negócios abriram em Dois Irmãos desde o início da pandemia

26/11/2021
Por Giordanna Benkenstein Vallejos

Por Giordanna Benkenstein Vallejos

Dados levantados pela Junta Comercial do município de Dois Irmãos mostram que 510 MEIs (Microempreendedor Individual) e 219 empresas de outro porte foram abertas durante a pandemia no município. O número de novos negócios foi coletado do dia 26 de fevereiro de 2020 até o dia 10 de novembro de 2021. Isso demonstra o potencial econômico da cidade, mesmo em um período crítico para a economia nacional.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Edson Maicá Severo, os setores das empresas novas foram bem diversificados, como por exemplo nas áreas de comunicação, tecnologia e comércio. “Isso é positivo porque, se um segmento não vai bem, tem os outros que passam a absorver a mão de obra. Além disso, a cidade de Dois Irmãos demonstra estar bem positiva na questão de abertura de vagas de emprego, com uma retomada forte na indústria e na parte de serviços”, comenta.

Os MEIs se diferenciam por ser uma maneira mais prática de abrir um pequeno negócio, pois não é necessário nenhum alvará ou licença de operação. Todo processo é feito através do portal do governo (www.gov.br/mei) ou pelos escritórios de contabilidade que encaminham a abertura destas empresas. Justamente por isso, existe quase o dobro de MEIs em comparação com outra modalidade.

 

Suporte para empreendedores

A Sala do Empreendedor (51 3564-8827) orienta todos os empresários que tem dúvidas, encaminha os MEIs para fazer um estudo de viabilidade e é responsável pela orientação, mas não pela execução de atividades.

Para quem busca crédito, o município tem uma linha de microcrédito em parceria com o Sicredi, com uma taxa fixa que o empreendedor paga uma parte dos juros e o município paga a outra. Ademais, todas as instituições financeiras oferecem alguma linha de crédito especial para empreendedores.

 

Especial Novos Negócios

Na edição impressa e na digital desta sexta-feira (26), conheça novos negócios que surgiram no município nos últimos tempos, em matéria feitas pela repórter Giordanna Benkenstein Vallejos.


› Compartilhe

  • doação de sangue
  • JDI digital

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela