Rotary lança projeto para ensinar português a venezuelanos em Dois Irmãos

26/05/2022
Flávia de Paula Pires, presidente do Rotary Club

Flávia de Paula Pires, presidente do Rotary Club

O Rotary Club de Dois Irmãos criou o projeto social “Sem Barreiras”, que visa ensinar português para venezuelanos residentes do município de forma gratuita. O programa terá duração de oito semanas, com uma aula semanal de 1h30 (aos sábados das 10h30 às 12h). As inscrições vão até 12 de junho em formulário físico na escola municipal 29 de setembro, no Mundo Real e no Unisuper, e de forma online pelo link: bit.ly/proyectosinbarreras.

A proposta do Rotary é oferecer as aulas com duas professoras, sendo uma de língua portuguesa e uma de língua espanhola. Além disso, os alunos irão receber um kit de estudos, lanche e transporte. Os filhos dos participantes vão poder vir também, pois terão voluntários para cuidar deles e fazer atividades recreativas enquanto os pais estudam. O curso terá inicialmente 15 vagas que serão destinadas para venezuelanos a partir dos 14 anos que residam na cidade e tenham horário disponível aos sábados.  As aulas terão temas de vocabulário, apresentação pessoal, trabalho, entrevista de emprego e construção de currículo. Ao fim, será entregue um certificado de conclusão.

A presidente do Rotary Club de Dois Irmãos, Flavia de Paula Pires, explica de onde surgiu a ideia para essa ação da entidade. “O Rotary é uma instituição internacional e temos esse ideal de abarcar todas as diferenças, de ter pessoas do mundo todo. Percebemos um grande número de venezuelanos na cidade e pensamos em fazer esse projeto para apoiá-los”, contou ela.

 

Como ajudar

Para esse projeto ser viável economicamente, é necessária a colaboração da comunidade, já que os materiais, lanches e transporte geram custos. As empresas ou pessoas que tiverem interesse em ajudar com trabalho voluntário podem entrar em contato com a presidente pelo telefone (51) 99284-3742, com a coordenadora do projeto, Deisy Bamberg, pelo (51) 99953-3609 ou no e-mail rotarydoisirmaos@gmail.com. Quem quiser fazer doações pode enviar pelo Pix: 00104955090.

 

Cronograma

As inscrições para o projeto “Sem Barreiras” encerram em 12 de junho e no dia 20 ocorre o sorteio e divulgação dos 15 alunos selecionados. As aulas serão realizadas nos dias 25 de junho, 2, 9, 16, 23 e 30 de julho, 6 e 13 de agosto.

 

(Por Giordanna Benkenstein Vallejos)


› Compartilhe

  • JDI digital
  • doação de sangue

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela