Principais indústrias decidem retornar no dia 7 de abril

26/03/2020
Vicente e Romeo foram entrevistados por Alan Caldas no JDI

Vicente e Romeo foram entrevistados por Alan Caldas no JDI

Em uma reunião na manhã desta quinta-feira (26), as principais indústrias de Dois Irmãos decidiram retornar ao trabalho no dia 7 de abril (terça-feira). O anúncio foi feito pelo presidente do Sindicato Patronal, Paulo Vicente Bender, em uma transmissão ao vivo pela TVLocal Dois Irmãos, no Facebook do JDI. 
- O presidente do Grupo Herval, Agnelo Seger, também participou da reunião, e todos os empresários estão muito preocupados com a situação de Dois Irmãos. Decidimos que vamos retomar as operações das indústrias no dia 7 de abril, inclusive do Grupo Herval. Isso pelo menos até 30 de abril – informou Vicente, lembrando que Usaflex e Wirth são exceções, pois deram férias coletivas e retornam mais tarde.
A decisão, segundo o presidente do Sindicato Patronal, é em conjunto com o retorno das escolas municipais e das unidades da Fundação Assistencial de Dois Irmãos (FADI).
- As escolas municipais voltam no dia 7 também, conforme a prefeita me comunicou. O prazo que ela deu encerra no dia 6 e a retomada acontece no dia 7. Com a FADI, é a mesma coisa. Falei com a presidente (Maria Angélica Kuntzler Mallmamm) esta manhã, e ela reafirmou que vai voltar junto com as escolas municipais – comentou.


DEMISSÕES PREOCUPAM
Romeo Schneider, diretor do Sindicato dos Sapateiros, também participou da conversa, destacando que nos últimos dias foram efetivadas mais de 600 demissões no município – 230 somente na Usaflex. Além disso, um atelier com 200 funcionários fechou e outros dois decidiram avaliar a situação até o início de abril.
- Toda expectativa estava direcionada para 2020. As principais indústrias admitiram mais pessoas, e consequentemente as terceirizadas também fizeram isso. Agora, com esse impacto, quem foi admitido e está em contrato de experiência são os primeiros a serem demitidos – comentou o dirigente sindical. 
O setor calçadista emprega aproximadamente 5 mil trabalhadores em Dois Irmãos e Morro Reuter. Destes, 2 mil a 2,5 mil atuam em cerca de 30 atelieres.



 


› Compartilhe

  • doação de sangue
  • JDI digital

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela