
Escola conta com cerca de 30 alunos de inclusão. Na foto, a professora Caren Kroeff com os alunos Matheus Eduardo Führ e Pedro Henrique Engelmann Kroetz
Fundada em 15 de novembro de 1987, a Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Professor Edvino Bervian atende a 213 estudantes, do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental.
Para os alunos do 1º e 2º ano, a escola oferta, ainda, atividades no contraturno, como horta, xadrez, patinação, dança, oficina de saberes manuais, apoio pedagógico e oficina desportiva.
De acordo com o diretor Marcio André Malgarin, que atua na direção ao lado da pedagoga Dirce Terezinha Traesel Schneiders, a escola conta com uma equipe de 23 professores, secretária, três merendeiras/auxiliar de serviços gerais e seis atendentes de educação especial.
A escola tornou-se referência em inclusão e tem como lema: “Edvino Bervian, lugar de todos e de conhecimento”. “A escola se tornou uma escola inclusiva, assim todos têm o direito de estar, estudar e participar de todas as propostas”, destaca Márcio.
Localizada no bairro Planalto, a Edvino Bervian conta com oito salas de aula, laboratório de informática, biblioteca, duas quadras cobertas (uma interna e outra externa), Sala de AEE (biblioteca), Espaço Ludere (com vários jogos, bilhar, pebolim, ping-pong, aero hockey) e pracinha com vários brinquedos. Também tem a sua disposição uma área verde, localizada ao lado da escola, adquirida pela prefeitura em 2024.
Destaque em competições nacionais
Segundo Márcio, a escola se destaca em diversas áreas. Em 2024, por exemplo, tiveram alunos premiados na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) e Olimpíada do Tesouro Direto de Educação Financeira (OLITEF).
Alunos também se destacaram em campeonatos de robótica, concursos de narrativas e jogos escolares. “Incentivamos os alunos a participarem de diferentes eventos e propostas, no sentido de ampliar seus conhecimentos e visão de mundo”, completa.
Ex-diretores:
Alíria Eich
Juliana Zimmer
Carmem Ramminger
Magana Metz
Dirce Terezinha Traesel Schneidrs
Josi Patrícia Schuck
(Matéria publicada no Especial Morro Reuter – 33 anos de emancipação)