
Seleção Gaúcha conquistou o título no masculino (Foto: Ewerton Silva)
Em clima de revanche, os garotos da Seleção Gaúcha venceram o Rio de Janeiro por 3 sets a 2 e sagraram-se campeões do Brasileiro de Seleções (CBS) de Vôlei, na categoria Divisão Especial Sub-18. A grande final ocorreu neste domingo (23), em Manaus, no Amazonas.
Convocado pela terceira vez para a Seleção Gaúcha, o dois-irmonense Lucas Borghezan Borba, de 17 anos, esteve em quadra e ajudou a equipe a conquistar o título. O jovem, que joga como oposto, contou que foi o jogo mais sofrido de todos os que disputou até aqui. “Foi ponto a ponto e ninguém queria perder! E depois de colocar na cabeça que perdemos duas vezes para a Seleção Carioca, não deixamos barato no último CBS para a geração 2008, e conseguimos ser campeões”, diz ele, que, em função da idade, se despede da competição.
“Fiquei muito feliz, porque foi meu último CBS. Não queria ser vice novamente; ser campeão foi para fechar com chave de ouro. O time jogou com alegria, foco e entrega, e isso fortaleceu nosso grupo fazendo com que a gente jogasse mais solto, sem pressão e nervosismo”, completa o jovem, que é atleta do Praia Clube, de Minas Gerais.
Seleção Gaúcha feminina ficou em 3º lugar
As meninas gaúchas também foram destaque na competição, disputada em Maringá, no Paraná. Elas conquistaram o 3º lugar ao vencerem a equipe de Santa Catarina por 3 a 0, também neste domingo. Na fase classificatória, as gaúchas haviam perdido por 3 a 0. O time gaúcho perdeu a semifinal para o campeão, São Paulo, que garantiu o título ao vencer o Paraná.
Dois Irmãos também esteve representado em quadra, pela jogadora Camile Becker Strassburger e pelo assistente técnico Renato Zimmer Neves. Camile tem 16 anos e é atleta da Sociedade Recreativa Mampituba, de Santa Catarina. Esta foi a sua terceira convocação para a Seleção Gaúcha. Renato é treinador das equipes Sub-16 e Sub-19 da SOGIPA de Porto Alegre e foi convocado pela primeira vez.