“Estou enxergando o pico do Everest. Estamos apavorados”, diz secretária da Saúde

25/02/2021
Fonte: G1 RS

Fonte: G1 RS

A secretária da Saúde do Rio Grande do Sul, Arita Bergmann, alertou para o risco de esgotamento do sistema de saúde do Estado no combate ao coronavírus. A manifestação foi feita nesta quinta-feira (25), durante a reunião do governador Eduardo Leite com prefeitos para tratar do sistema de cogestão – que autoriza os municípios a adotarem medidas mais brandas em relação às bandeiras impostas pelo Estado.

A titular da pasta afirmou enxergar “o pico do Everest”, em menção à situação da pandemia no RS. “Eu já estou enxergando o pico do Everest. Estamos aqui apavorados”, afirmou. Diante dos dados apresentados, o governador Eduardo Leite sugeriu suspender o modelo de cogestão por uma semana, começando pelo sábado (27) até o domingo (8). O chefe do Executivo se disse decidido, mas que iria aguardar a manifestação dos prefeitos para sacramentar a decisão. “A minha decisão é pela suspensão da cogestão. Eu vou ouvir os prefeitos, que, evidentemente, com seus argumentos, podem me convencer do contrário”, disse.

 

Situação dos leitos

A secretária da Saúde apresentou a evolução da ocupação de leitos clínicos e de UTI nas últimas semanas. No dia 24 de janeiro, o RS tinha 2.383 pessoas internadas com Covid-19. Já nesta quinta, o número era de 4.925 pacientes em hospitais, uma alta de 206% em pouco mais de um mês. No caso dos leitos críticos, os hospitais operam com 91,8% da capacidade máxima.

Segundo Arita Bergmann, se o ritmo atual for mantido, o RS pode ficar sem leitos para atender a demanda. “Não haverá leitos, especialmente de UTI, para atender a demanda, que é crescente. Crescente a ponto de nos deixar com uma lista de espera”, explicou. A secretária da Saúde informou ainda que o Estado acionou o último nível do Plano de Contingência Hospitalar, elaborado no início da pandemia, e solicitou aos hospitais o uso de todos os espaços possíveis para receber pacientes, diante da dificuldade de criar novos leitos de UTI.


› Compartilhe

  • doação de sangue
  • JDI digital

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela