Trump ataca Irã, China e chama Maduro de fantoche de Cuba

24/09/2019
Fonte: G1

Fonte: G1

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, discursou na Assembleia Geral da ONU nesta terça-feira (24), logo após Jair Bolsonaro. “O ditador Maduro é um fantoche de Cuba”, acusou Trump, em uma fala que também teve ataques à China, ao Irã, aos ativistas americanos que querem uma política de imigração menos restrita e às redes sociais.
Trump disse que está comprometido com apoiar as pessoas oprimidas, “como as que vivem em Cuba, Nicarágua e Venezuela”. Depois de chamar Nicolás Maduro de ditador e fantoche de Cuba, afirmou que os EUA não reconhecem mais a autoridade do venezuelano, e que o país tem milhões de dólares para serem entregues como ajuda humanitária. “[Para isso] aguardamos o dia em que a democracia será restaurada”, disse. O “espectro do socialismo”, aliado a novas tecnologias, é destruidor, segundo Trump.


Reclamações contra a China
A sua primeira reclamação durante sua fala na ONU foi em relação às práticas comerciais chinesas. A admissão da China na Organização Mundial do Comércio (OMC), em 2001, foi anunciada como uma forma de obrigar os asiáticos a liberar a economia e se adaptar a regras de mercado, o que, segundo Trump, não aconteceu. “Essa teoria foi testada e está errada. A China não adotou reformas”, disse ele. 
O presidente dos EUA acusou os chineses de terem barreiras, subsidiar fortemente sua indústria, praticar dumping (venda de produtos abaixo do custo para ganhar mercado), roubar propriedade intelectual e segredos de comércio em grande escala. De acordo com ele, 60 mil fábricas nos EUA fecharam desde que os chineses foram admitidos na OMC. Trump pediu uma reforma do órgão multilateral e disse que a China, segunda maior economia do mundo, não pode ser considerada um país em desenvolvimento – eles o fazem para “trapacear no jogo”, segundo o presidente americano.


Irã patrocina o terrorismo
“Uma das maiores ameaças hoje é o regime opressor no Irã”, afirmou Trump. O presidente dos EUA acusou os iranianos de patrocinar o terrorismo e incentivar guerras na Síria e no Iêmen. Além disso, disse que o Irã está em uma busca fanática por armas nucleares. “Nós nunca podemos permitir isso”, declarou. Ele lembrou que tirou os EUA do acordo de 2015 que tinha o propósito de limitar o acesso iraniano a armas nucleares, porque não eram permitidas inspeções e havia a liberação de armas balísticas. O regime iraniano escalou suas agressões violentas e não provocadas ao atacar instalações de petróleo na Arábia Saudita, afirmou. “Nenhum país deve subsidiar a vontade por sangue do Irã”, disse. Ele ainda acusou os iranianos de serem antissemitas.


Defesa de homossexuais
Ele falou de outros temas: disse que as empresas donas de redes sociais têm um grande poder e que elas não podem censurar o direito à expressão e ao discurso. Depois dos ataques, ele disse que sua gestão trabalha com outras nações para acabar com a criminalização da homossexualidade. Ele afirmou ser solidário às pessoas LGBTQ que moram em países que penalizam ou aprisionam indivíduos por sua orientação sexual. O presidente dos EUA também falou que deve haver acesso de mulheres a crédito e aos mesmos direitos de herança que os homens – Ivanka Trump, sua filha, estava na plateia.


› Compartilhe

  • JDI digital
  • doação de sangue

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela