Polícia Civil prende jovem que furtou tablet em posto de saúde

24/06/2021
Furto ocorreu no bairro Navegantes (Foto: Divulgação)

Furto ocorreu no bairro Navegantes (Foto: Divulgação)

Após pouco mais de um mês de investigação, a Polícia Civil identificou e prendeu o autor do furto mediante arrombamento ocorrido no último dia 10 de maio, na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Navegantes, em Dois Irmãos. Na ação, foi furtado um tablet, pertencente à prefeitura, que foi recuperado pela polícia.

Com mandado de prisão preventiva expedido pelo Poder Judiciário, agentes da delegacia do município, coordenados pelo delegado Felipe Borba, prenderam o jovem na tarde desta quarta-feira (23), no bairro Vale Verde, onde ele mora. De acordo com o delegado Borba, durante a investigação a equipe apurou que o indivíduo quebrou uma das janelas da UBS, ingressou no local e subtraiu o tablet, aparelho que contava com informações de mais de 700 pacientes e dados como receitas, fotografias, estado de saúde e comorbidades.

Após mais uma resposta rápida à comunidade, o delegado Borba destaca que a prisão do indivíduo reforça o empenho da delegacia de Dois Irmãos no combate aos crimes patrimoniais. “O preso foi indiciado pela prática de furto qualificado, crime para o qual a pena pode chegar a oito anos de prisão, e agora – esperamos – aguardará o respectivo julgamento afastado do convívio social”, reforça o delegado. O preso já tem diversas passagens na polícia – são dez antecedentes criminais por furto e uma ocorrência por posse de entorpecente, esta ainda como adolescente infrator.

 

Tablet foi usado como pagamento de corrida de aplicativo

Segundo apurado pela polícia, um motorista de aplicativo aceitou o tablet furtado como forma de pagamento para uma corrida feita até Novo Hamburgo, e depois vendeu para outra pessoa. A polícia conseguiu recuperar o aparelho, porém todas as informações referentes aos pacientes foram excluídas, uma vez que ele foi reconfigurado pelo comprador.

Conforme o delegado Borba, o motorista de aplicativo também foi indiciado, mas pelo crime de receptação culposa, que se configurou por ter aceitado um objeto com nítida desproporção de valor. Segundo a polícia, ele deveria ter imaginado que se tratava de algo com origem duvidosa, pelo valor. O tablet foi comprado pela prefeitura por R$ 649. “A legislação estabelece que a pessoa, ainda que não tenha ciência de que o objeto seja produto de crime, pode ser responsabilizada no âmbito penal, sempre que as condições de quem esteja oferecendo o bem ou a inquestionável desproporção entre o valor e o preço do bem ofertado devam provocar a presunção de tal origem, conforme disposto no artigo 180 do Código Penal. Para esse crime, a pena máxima prevista não ultrapassa um ano”, destaca o delegado.

 

Denuncie!

Denúncias anônimas e informações que possam ajudar a polícia podem ser repassadas para o WhatsApp da delegacia de Dois Irmãos pelo WhatsApp (51) 98543-7318 ou pelo telefone 3564-1190.


› Compartilhe

  • JDI digital
  • doação de sangue

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela