Consumo de água em Dois Irmãos aumentou 20% desde sexta-feira

24/03/2020
A cada hora do dia, a Corsan trata quimicamente 75 mil litros de água

A cada hora do dia, a Corsan trata quimicamente 75 mil litros de água

A Corsan é responsável pela captação e fornecimento de água em Dois Irmãos. E a água que a cidade consome vem 80% do Arroio Feitoria e 20% de poços artesianos espalhados pelo município. O consumo é imenso. 
A cada hora do dia, a Corsan trata quimicamente 75 mil litros de água bruta vinda do rio e poços. Quando a água está boa para o consumo, ela é enviada aos reservatórios e, dali, vai sendo distribuída para a população. Para que isso ocorra, o laboratório químico da Corsan em Dois Irmãos funciona 24 horas por dia. O trabalho ali é intenso e tenso, pois a saúde da população está diretamente ligada à água que ela consome. Um erro lá, e os postos e hospitais ficariam lotados.
Oneide Castro é o gestor da Corsan em Dois Irmãos. Segundo ele, de sexta-feira para cá o consumo de água aumentou 20% em Dois Irmãos, aproximadamente. A razão do maior consumo se deve ao fato de as pessoas estarem em casa, devido à necessidade de fábricas, comércio e serviços terem parado como forma de prevenir a propagação do coronavírus. Com todos em casa, o consumo aumenta. É mais banho, mais lavação de roupa e de casa, mais água no jardim e até mais lavagem de carro.
A Corsan, como toda empresa, está trabalhando com redução de pessoal, dentro das regras de Estado de Calamidade Pública. Os que integram o grupo de risco estão em casa. Mas, segundo Oneide, a população está sendo 100% atendida em suas necessidades emergenciais. Há equipes de rua, quando necessário, que atendem 24 horas por dia. O atendimento presencial na sede da Corsan não está ocorrendo, mas o call center funciona 24 horas, pelo 0800 646 6444. Tem, também, o chat do Corsan.com.br, o App da Corsan e a Central de Atendimentos. “Todos são bem atendidos”, diz Oneide.


MORRO REUTER
A Corsan de Dois Irmãos fornece água para Morro Reuter, e 95% da água consumida pelos morro-reutenses vem desses 75 mil litros de água-hora que são tratados aqui no município.
É preciso racionalizar o consumo. O tempo não está ajudando. E Oneide diz: “Olhe para o céu, não tem uma nuvem e não há previsão de chuva, então é melhor controlar o consumo de água em casa”.
Ele recomenda usar a água de forma consciente, porque embora não se tenha ainda problema de captação e distribuição, temos de precaver o futuro, gastando o mínimo possível. Tudo que não se quer, agora, nesse período de quarentena, é ter mais problemas, especialmente uma falta de água. Então, vamos usar conscientemente, sem exageros. (Por Alan Caldas – Editor)


Gestor Oneide Castro


› Compartilhe

  • JDI digital
  • doação de sangue

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela