Assembleia Legislativa aprova manutenção do ICMS majorado por mais um ano

23/12/2020
Fonte: G1 RS

Fonte: G1 RS

A Assembleia Legislativa aprovou nesta terça-feira (22) a prorrogação do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) majorado por mais um ano. O Projeto de Lei 246/2020 foi aprovado com 28 votos favoráveis e 25 contrários, depois de vários adiamentos de sessões e muitas negociações entre a base aliada e a oposição.

No texto original, a medida previa quatro anos de extensão das alíquotas. Com as modificações, fica estendido por mais um ano e com redução da alíquota básica do imposto a 17,5% em 2021 (o governo queria manter a alíquota em 18% no próximo ano). Já o ICMS sobre telecomunicações, energia e combustíveis vai seguir em 30%, no ano que vem, e começa a baixar em 2002 até chegar aos 25% de 2015. “Temos uma agenda muito clara de competitividade. Com histórico de desequilíbrio nas contas públicas, tínhamos desafios de reformas sensíveis e recuperar credibilidade”, comentou, em transmissão pelas redes sociais, o governador Eduardo Leite. “Não é apenas reduzir impostos, mas reduzir com responsabilidade. Mas o estado ainda tem muitos desafios a enfrentar, e não poderíamos ter uma queda tão grande na receita”, acrescentou.

Um dos motivos da aprovação foi a adesão do executivo à emenda do deputado Luiz Fernando Mainardi (PT), que atrela a prorrogação de um ano das alíquotas a investimentos na vacinação da população em 2021. A emenda foi aprovada por 29 votos favoráveis e 25 contrários. De acordo com o texto, com cerca de R$ 1,5 bilhão, o governo estadual poderia garantir a cobertura de vacinação em todo território gaúcho e ampliar a testagem para o coronavírus. “Com o quadro alarmante que estamos vivendo, garantir a vacina, em compra direta, é salvar a um só tempo as vidas e a economia gaúcha. Nesse sentido, a presente emenda visa manter as alíquotas majoradas até o próximo ano, para o enfrentamento emergencial da Pandemia e para a vacinação dos gaúchos e gaúchas”, diz o texto.

 

SAIBA MAIS

O governo do RS afirma que essa manutenção de impostos em índices mais altos é a forma de garantir a arrecadação e estimular a atividade econômica. Sem essas medidas, o estado deixaria de arrecadar quase R$ 3 bilhões por ano, conforme cálculos do executivo. “Competitividade é garantir estradas, é garantir segurança, é garantir uma educação que funcione para dar mão de obra e ganhos de produtividade, é garantir saúde para os funcionários das empresas. Competitividade vai muito além de alíquotas de imposto. É crescer de forma responsável sem gerar o caos”, criticou Leite.

A Fecomércio contestou que não foram contemplados no texto a redução das alíquotas das chamadas blue chips (energia elétrica, telecomunicações e combustíveis), de forma escalonada, já em 2021, e o fim do diferencial de alíquotas para mercadorias importadas. A prorrogação das alíquotas majoradas, segundo a entidade, prejudica a recuperação das empresas, a criação de empregos e a recuperação da renda e do poder de consumo.

 

Veja como votou cada deputado:

PT - Edegar Pretto - Sim

PT - Fernando Marroni - Sim

PT - Jeferson Fernandes - Sim

PT - Luiz Fernando Mainardi - Sim

PT - Pepe Vargas - Sim

PT - Valdeci Oliveira - Sim

PT - Zé Nunes - Sim

PT - Sofia Cavedon - Sim

MDB - Carlos Búrigo - Não

MDB - Fábio Branco - Sim

MDB - Gabriel Souza - Sim

MDB - Gilberto Capoani - Sim

MDB - Juvir Costella - Sim

MDB - Tiago Simon - Não

MDB - Vilmar Zanchin - Não

PP - Adolfo Brito - Não

PP - Frederico Antunes - Sim

PP - Issur Koch - Não

PP - Sérgio Turra - Não

PP - Silvana Covatti - Sim

PTB- Aloísio Classmann - Sim

PTB - Dirceu Franciscon - Sim

PTB - Kelly Moraes - Sim

PTB - Luís Augusto Lara - Sim

PTB - Elizandro Sabino - Sim

PSL - Capitão Macedo - Não

PSL - Tenente Coronel Zucco - Não

PSL - Vilmar Lourenço - Não

PSL - Ruy Irigaray - Não

PDT - Eduardo Loureiro - Não

PDT- Gerson Burmann - Não

PDT - Juliana Brizola - Não

PDT - Luiz Marenco - Não

PSDB - Luiz Henrique Viana - Sim

PSDB - Mateus Wesp - Sim

PSDB - Pedro Pereira - Sim

PSDB - Zilá Breitenbach - Não

PSB- Dalciso Oliveira - Sim

PSB- Elton Weber - Não

PSB - Franciane Bayer - Sim

REPUBLICANOS - Fran Somensi - Sim

REPUBLICANOS - Sergio Peres - Não

NOVO - Giuseppe Riesgo - Não

NOVO - Fábio Ostermann - Não

PL - Airton Lima - Sim

PL - Paparico Bacchi - Não

DEM - Dr. Thiago Duarte - Não

DEM - Eric Lins - Não

PSOL - Luciana Genro - Sim

SOLIDARIEDADE - Neri O Carteiro - Sim

PSD- Gaúcho da Geral - Não

CIDADANIA - Any Ortiz - Não

PROS - Rodrigo Maroni - Não


› Compartilhe

  • doação de sangue
  • JDI digital

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela