
(Foto: Arquivo JDI)
Nesta quarta-feira, dia 23 de outubro de 2024, o Corpo de Bombeiros Comunitário de Dois Irmãos completa 20 anos de história. A data será comemorada no sábado (26), a partir das 9h, com cerimônia em frente ao quartel, na Av. 25 de Julho, no Centro da cidade.
Comandante do Corpo de Bombeiros no município, o 1º Sargento Elessandro Rômulo da Silva convida a todos aqueles que fazem parte destes 20 anos de história para prestigiar a celebração. “Estendemos nosso convite a colaboradores, bombeiros voluntários e amigos, para que façam parte deste momento”, destaca, também estendendo o convite àqueles que em algum momento foram atendidos e nutrem sentimento de gratidão pelo efetivo.
Corpo de Bombeiros conta com 19 militares e oito voluntários
Comandado pelo Sargento Rômulo, o Corpo de Bombeiros Comunitário de Dois Irmãos atende os municípios de Dois Irmãos, Morro Reuter e Santa Maria do Herval, totalizando uma população de mais de 40 mil habitantes. Atualmente o efetivo é formado por 18 bombeiros militares (um 2º Sargento e 16 Soldados, entre eles três militares mulheres); e oito bombeiros voluntários, entre eles, uma mulher.
Segundo o comandante, de janeiro a setembro deste ano, a corporação atendeu a 641 chamados para ocorrências de auxílio à comunidade, estando entre as mais comuns o acidente de trânsito. Além disso, também se dedica a atividades preventivas como simulados de evacuação em escolas da cidade e à avaliação de Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndios (PPCI). Segundo o Sargento Rômulo, são analisados, anualmente, cerca de 2 mil documentos.
Atualmente, o quartel conta com dois Caminhões Auto Bomba Tanque, uma viatura resgate (Fiat Ducato), uma motocicleta e uma Pick-Up GM S10, veículos conquistados através da Participação Popular e Cidadã; e uma viatura administrativa.
Nos últimos anos, também ocorreram diversas obras e melhorias na estrutura física do quartel, entre elas, a construção do novo alojamento, com auxílio da prefeitura e Associação de Bombeiros Voluntários; e a instalação de dois portões com o objetivo de aumentar a segurança do quartel. Também foram adquiridos equipamentos importantes para o trabalho do efetivo, como o desencarcerador de última geração para salvamento veicular e um compressor para recarregar os cilindros de equipamento de proteção respiratória. “A estrutura do quartel é muita boa, acima da média dos demais quartéis da região”, destaca o Sargento Rômulo, ressaltando a necessidade de seguir evoluindo na qualificação do efetivo e na melhoria das estruturas, assim como na manutenção daquilo que já foi adquirido.