Esporte que transforma – Clube União é uma referência do bairro

23/06/2022
(Foto: Marcio A. Blume)

(Foto: Marcio A. Blume)

Fundado em fevereiro de 1957, o Clube União é uma referência do bairro. De acordo com Marco Antônio Gallas, coordenador técnico da escolinha de futebol, as histórias do bairro e do clube se misturam. “O bairro União cresceu em torno do clube. Assim como antigamente as igrejas eram o ponto central e o resto construía-se ao redor”, relembra.

Na atualidade, o União possui uma missão mais social e menos competitiva. A partir de 1996, iniciou o Projeto Prata da Casa (escolinha de futebol). Desde então, diversas crianças passaram pelo clube. Algumas viraram atletas profissionais, trabalhando na base de Grêmio, Internacional e Juventude. Um jogador conhecido que deu seus primeiros passos no União é o zagueiro William Klaus, atualmente no Botafogo. No último final de semana, aliás, Klaus esteve em campo na vitória do time carioca sobre o Inter, por 3 a 2, pelo Brasileirão 2022.

Apesar de possuir o potencial de formar atletas, a grande busca tem sido para crianças que precisam de um exercício físico, por estarem muito ocupadas com o celular ou por simplesmente encontrarem no futebol um passatempo saudável. Os treinos da escolinha acontecem todos os dias – exceto nas quintas-feiras – para a faixa etária de 5 a 14 anos. São 204 alunos aprendendo por meio do esporte a serem mais estudiosos também. Isso ocorre porque o clube tem uma parceria com as escolas e os participantes precisam manter um bom desempenho de notas e de comportamento para se manterem na escolinha, o que incentiva as crianças em diversas esferas.

 

Comunidade e esporte

O papel social do Clube União é incentivar a transformação social por meio do esporte. Por isso, eles oferecem bolsas para crianças que são encaminhadas pelo CAPS e pelo Conselho Tutelar e que possuem uma situação de baixa renda. “O clube é o que é em função do que a comunidade fez, e essas ações sociais são para retribuir o que a sociedade fez pelo clube”, explica Gallas.

No passado, durante sete anos, era desenvolvido o projeto de férias, no qual eles realizavam atividades físicas no período das férias escolares, para ocupar o tempo ocioso das crianças. Também durante quase uma década existiu no União a chegada do Papai Noel de paraquedas, que pousava bem no centro do campo. Nesse momento eram distribuídos mais de 2 mil lanches para as crianças. A ideia do clube é retomar esse evento como parte do calendário do Natal dos Anjos.

Apesar de estar localizado no bairro União, o clube possui alunos de todos os bairros, o que demostra a importância dele não somente para o bairro, mas para toda a comunidade da cidade de Dois Irmãos. Com 65 anos de história, aquele campo e aquela quadra devem silenciosamente guardar muitas memórias de quem passou por elas, preservando para as gerações futuras o poder transformador que o esporte proporciona.


› Compartilhe

GALERIA DE FOTOS

  • JDI digital
  • doação de sangue

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela