Comércios não essenciais e restaurantes terão que fechar em Dois Irmãos

23/06/2020
(Foto: Octacílio Freitas Dias)

(Foto: Octacílio Freitas Dias)

Em transmissão pela internet, pouco depois das 18h de terça-feira (23), a prefeita Tânia da Silva anunciou que Dois Irmãos vai obedecer ao decreto do Governo do Estado, que manteve a Região de Novo Hamburgo na bandeira vermelha. Com isso, comércios não essenciais, bares e restaurantes terão que fechar a partir desta quarta (24).
Tânia criticou a postura do governador Eduardo Leite.
– Travamos uma batalha enorme com o Estado para reverter a bandeira vermelha, mas só ficamos sabendo que as nossas demandas não seriam atendidas através de uma live na tarde de ontem. Estamos sentindo falta de um olhar do governador para a nossa região. Nós, prefeitos e prefeitas, temos que saber antes de todos tudo o que está acontecendo na nossa região – comentou.
Segundo a prefeita, o decreto estadual só foi publicado hoje, às 10h da manhã.
– Nós precisamos de documentos para fazer o nosso decreto, não podemos nos basear nas redes sociais. Vamos seguir o regramento do Estado, mas não concordamos. É um decreto feito por pessoas que estão atrás de um balão e não sabem da realidade da vida. Vamos lutar para reverter esta bandeira – afirmou.
Tânia voltou a destacar a importância da conscientização de todos para a diminuição do avanço da Covid-19 no município e a saída da bandeira vermelha. 
– Precisamos fazer nossa parte. Se é para fechar as lojas, precisamos ficar em casa, pois estamos penalizando um segmento que cumpriu todos os protocolos exigidos pela prefeitura e pelo governo estadual. Comércios e restaurantes foram exemplares. Por favor, fiquem em casa. Saiam somente se necessário. Não podemos fazer aglomerações – reforçou a chefe do Poder Executivo.


SE ABRIR, SERÁ LACRADO
Por fim, a prefeita levantou dois pontos muito comentados nas redes sociais:
– Bar não pode abrir. Nós iremos fiscalizar. Amanhã vamos passar em cada estabelecimento, avisando que não pode abrir as portas; pode apenas fazer tele-entrega, como no caso dos restaurantes e lancherias. Se abrir, nós iremos lacrar o estabelecimento. É proibida a abertura de bares – frisou.
Em relação à movimentação na BR-116, principalmente nas imediações da Casa da Vovó, ela lembrou que a regra é a mesma.
– Não é permitida a abertura de restaurante e lancheria no entorno da BR-116. Vai funcionar conforme os restaurantes de dentro da cidade. Estamos entrando novamente em contato com a Polícia Rodoviária Federal e a Brigada Militar, e esperamos não precisar utilizar, pois não queremos pessoas aglomeradas nestes pontos – concluiu.


O QUE DIZ O DECRETO
– Restaurantes e lancherias precisam ficar fechados, só podem atender com tele-entrega e sistema pegue e leve. Refeitórios de empresas devem manter o regramento que tinham. Restaurantes que atendem funcionários de empresas devem ter um local restrito e exclusivo para os funcionários. Bares não podem abrir.
– Comércio varejista não essencial deve ficar fechado. Não é permitido nem que o funcionário fique dentro da loja.
– Academias podem funcionar com restrições de funcionários, exercícios individuais e com distanciamento. As academias são tidas como apoio à saúde, assim como serviços de fisioterapia e quiropraxia.
– Salões de beleza, cabeleireiros e barbearias podem funcionar com restrições, pois são considerados itens essenciais para a higiene humana. Atendimento deve ser individualizado e com hora marcada, obedecendo a todos os protocolos sanitários.
– Serviços essenciais, como farmácias, supermercados, agropecuárias, mecânicas e lojas de materiais de construção, podem funcionar com número restrito de funcionários e diminuição de pessoas no atendimento.


BOLETIM CORONAVÍRUS
Atualização feita às 17h35 desta terça-feira (23), pela Secretaria da Saúde, aponta um caso novo de Covid-19 em Dois Irmãos nas últimas 24h. O total de casos confirmados desde o início da pandemia é 26, com 9 recuperados, 2 internados e 1 óbito. No momento, há também 9 suspeitas em análise.


Acompanhe pelo link os casos confirmados no RS em tempo real:
http://ti.saude.rs.gov.br/covid19/


› Compartilhe

  • doação de sangue
  • JDI digital

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela