Viva a Música em 150 Anos da Antiga Matriz é neste domingo

23/05/2019
Vocal Herval será uma das atrações

Vocal Herval será uma das atrações

Uma tarde inteira de espetáculos, divididos em três palcos, com apresentações de diferentes estilos musicais para celebrar os 150 anos da Antiga Igreja Matriz de São Miguel. A atração faz parte de uma série de ações e eventos que marcam o sesquicentenário da edificação tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (IPHAE) e que hoje é o Espaço Cultural Antiga Matriz. O evento acontece no próximo domingo, dia 26, das 14h às 20h. A entrada é franca. Em caso de chuva ou mau tempo, o evento será transferido para o dia 2 de junho. 

Serão 14 atrações musicais que iniciam a partir das 14h e culminam com o concerto da Orquestra de Sopros de Novo Hamburgo, a partir das 19h15, e o espetáculo de luzes na fachada da Antiga Matriz, às 19h50. “Um presente para a comunidade de Dois Irmãos e de toda a região para confraternizar e celebrar o principal patrimônio cultural do município”, comenta César Müller, presidente da Associação de Amigos do Patrimônio Cultural de Dois Irmãos. O antigo templo religioso, que há 12 tornou-se espaço cultural, é palco de inúmeras atrações artísticas. “A primeira apresentação aconteceu quando a Antiga Matriz ainda estava passando por restauro. Em meio aos tapumes, realizou-se um recital com a pianista Olinda Alessandrini e, desde então, foram muitas as apresentações com artistas de renome nacional e internacional”, conta Vera Rausch, coordenadora do Espaço Cultural Antiga Matriz, lembrando que as comemorações do sesquicentenário iniciaram em abril deste ano e também com um recital de Olinda Alessandrini, além de uma exposição que conta os 150 anos de história da Antiga Matriz de São Miguel e que estará aberta para visitação no próximo domingo.
A produtora do evento, Luana Khodja, destaca seu formato: “Desde que tornou-se Espaço Cultural, a sua principal vocação tem sido a música e não haveria melhor forma de comemorar estes 150 anos que não fosse com muita boa música!”. Conforme explica, as atrações acontecerão em três palcos distintos: palco interno, no Espaço Cultural Antiga Matriz, Palco Móvel, situado na Avenida São Miguel a cerca de 100 metros da Antiga Matriz, e um palco externo, montado na Travessa Padre Agostinho Lipinski, ao lado da Antiga Matriz. “Cada palco concentrará atrações com propostas musicais semelhantes: no palco externo, música instrumental; no Espaço Cultural, o canto coral e um sarau; e no Palco Móvel, música regionalista, rock, pop, reggae, funk e dub. As apresentações terão cerca de 30 minutos cada, mantendo a dinâmica e imersão propostas pelo Movimento Viva Música”, acrescenta a produtora. 


SAIBA MAIS
O Viva Música é um movimento com base em Novo Hamburgo e que tem como meta ampliar os projetos na área musical, divulgando orquestras, coros, bandas, artistas, incentivando artistas e amadores e formando apreciadores. Em sua quarta edição, participam artistas e grupos de Dois Irmãos, Ivoti, Novo Hamburgo e Porto Alegre: Rodrigo Duarte, Luciano Camargo, Gustavo Fallavena, Banda Aquiles, Mosiah Groove, Coral Entretantos, Vocal Herval, Coral Cantares, Coros Juvenil e Adulto do Instituto Ivoti, Banda Marcial Herval, Blaska Blaskapelle, Sarau do Curso de Música do Instituto Ivoti, Camerata Ivoti e Orquestra de Sopros de Novos Hamburgo.
O “Viva a Música em 150 Anos da Antiga Matriz” é uma realização da Associação de Amigos do Patrimônio Histórico e Cultural de Dois Irmãos e Movimento Viva a Música, com produção executiva da Imago Produtora e apoio institucional da prefeitura de Dois Irmãos, Instituto Ivoti, Instituto Arlindo Rugerri e Associação de Coros de Novo Hamburgo. O evento conta com o patrocínio máster dos Calçados Wirth, patrocínio da Sicredi Pioneira e Pólux Montagens Elétricas, copatrocínio do Grupo Herval, Becker Empreendimentos Imobiliários e Grupo Wendling e apoio da Renovare Telecom, Padaria Becker, Berlitz Comércio e Serviços, Hunsrück Cervejaria, Adriano Transportes e Mudanças e Supermercados UniSuper Dois Irmãos.


Palco Interno – Espaço Cultural
14h- Sarau do Curso de Música do Instituto Ivoti
15h30- Coral Cantares
16h- Vocal Herval
17h15- Coro Entretantos
18h15- Coros Juvenil e Adulto do Instituto Ivoti


Palco Móvel – Av. São Miguel
14h- Rodrigo Duarte
16h- Gustavo Fallavena
17h15- Banda Aquiles
18h15- Mosiah Groove


Palco Externo – Travessa Agostinho Lipinski
15h- Banda Marcial Herval
16h30- Cerimônia de Abertura
16h45- Blaska Blaskapelle
17h45- Camerata Ivoti
18h45- Luciano Camargo
19h15- Orquestra de Sopros de Novo Hamburgo
19h50- Espetáculo de Luzes na Antiga Matriz


(Foto: Divulgação)


› Compartilhe

  • JDI digital
  • doação de sangue

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela