Câmara solicita cópia do projeto de residencial ao lado do Parque Municipal

23/03/2022
(Foto: Divulgação / Câmara)

(Foto: Divulgação / Câmara)

A Câmara de Vereadores de Dois Irmãos aprovou na sessão de segunda-feira (21), por unanimidade, o requerimento 014/2022, apresentado por Sheila da Silva (PT). O documento solicita ao Poder Executivo cópia do projeto que visa a construção de um residencial ao lado do Parque Romeo Benício Wolf, na área central da cidade. Na tribuna, ela voltou a manifestar preocupação sobre o assunto.

– Recebi um ofício sobre o pedido de informações que fiz, e infelizmente as informações confirmam a existência de um projeto em processo de análise na prefeitura. O parecer técnico ambiental prévio, realizado em dezembro de 2021, indica que essa área é composta por vegetação secundária em estágio avançado de regeneração e que nela também foram encontrados exemplares, por exemplo, de cabriúva, que está enquadrada em um decreto estadual como vulnerável à extinção. O parecer também faz referência à existência de dois açudes ou bacias de acumulação que se encontram encostados nesta área e possuem características de nascentes, e que por lei precisam ser protegidas num raio de mínimo 50 metros. Sem falar que a área também se constitui em habitat de espécimes como bugio-ruivo e tatu – comentou.

A parlamentar disse ainda que seria um erro tal projeto sair do papel.

– Não resta dúvida que seria um erro grave concordar com a construção de imóvel nesta área ao lado do Parcão. Não dá mais para aceitar que grandes interesses imobiliários, na ânsia de sempre garantir lucro a qualquer custo, se imponham sobre os interesses da comunidade e se façam valer sem maiores constrangimentos – concluiu.

 

Combate à dengue

A vereadora petista também viu aprovado seu pedido de informação 005/2022, em que solicita o seguinte: Qual a quantia de recursos que o município recebeu nos últimos dois anos para aplicar na prevenção de endemias? Quais ações e programas foram planejados e implementados nos últimos dois anos? Anexar às respostas documentos comprobatórios: registros das ações e relatório de prestação de contas.

– Eu me preocupo muito porque as informações que chegam afirmam que Dois Irmãos e Igrejinha são as cidades com mais casos. Os registros não conferem com os dados reais, pois muitas pessoas não estão fazendo o teste. Minha pergunta é: onde foi que erramos, o que justifica que Dois Irmãos esteja entre as piores cidades no combate à dengue? A gente está assistindo a pessoas amontoadas na Emergência, tendo que esperar até três horas para serem atendidas. Será que isso não poderia ter sido evitado? – questionou.

Ela entende que a administração municipal deveria ter pensado em alternativas.

– Poderíamos ter ampliado ou criado horários alternativos nas unidades de saúde básicas localizadas nos bairros para atender a esses casos de dengue, pois os processos de tratamento e medicação são mais simples, mais reconhecidos. Isso aliviaria também a pressão nos atendimentos da Emergência 24h e garantiria mais tranquilidade para aquelas pessoas que procuram a emergência por outras questões de saúde – completou Sheila.

 

Demais aprovações

Além do dissídio dos servidores públicos, a Câmara também aprovou mais um projeto do Poder Executivo na segunda-feira. O documento 032/2022 prorroga por até 12 meses o contrato de um motorista (44 horas semanais) para a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos. Da parte do Legislativo, ainda foi aprovado o requerimento 015/2022, de Nilton Tavares (PP), que encaminha votos de congratulações para a Comunidade Católica São João Batista (Travessão), pela passagem dos seus 60 anos de fundação.


› Compartilhe

  • JDI digital
  • doação de sangue

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela