SAMU de Dois Irmãos comemora 10 anos nesta segunda-feira

21/06/2021
(Foto: Divulgação / PMDI)

(Foto: Divulgação / PMDI)

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Dois Irmãos completa 10 anos de existência nesta segunda-feira (21). O SAMU existe no Brasil desde 2003 e iniciou suas atividades no município em 21 de junho de 2011. O serviço presta socorro para a população nas residências, locais de trabalho e vias públicas.

A equipe dois-irmonense é composta por sete técnicos em enfermagem, sete condutores, um enfermeiro e um enfermeiro/coordenador. Todos são capacitados para atendimento de urgência de natureza traumática, clínica, pediátrica, obstétrica e psiquiátrica. Em Dois Irmãos, possui sua base no Centro da cidade, equipado com uma ambulância à disposição da comunidade. O atendimento acontece 24h por dia, sete dias por semana. O coordenador do SAMU Dois Irmãos é o enfermeiro Rafael Vieira.

O serviço é acionado pelo número 192. A ligação entra diretamente na central em Porto Alegre. Inicialmente, o usuário é atendido por profissional administrativo, que anota os dados (endereço, nome, caso). Em seguida, passa para o médico, que avalia a situação clínica do paciente com objetivo de orientar e deslocar a ambulância com as informações necessárias para o atendimento adequado.

 

Quando ligar para o SAMU?

Em casos graves como suspeita de infarto agudo do miocárdio, acidente vascular encefálico, agressões físicas por arma branca ou de fogo, traumas, falta de ar, grandes queimados, grandes ferimentos, sangramento importante, desmaio, transtornos psiquiátricos, obstétricos, pediátricos, entre outros.

 

Equipe do SAMU

A equipe de Dois Irmãos é composta pelos técnicos em enfermagem Camila Martins Blós, Dalva Beatriz Maicá Severo, Eneide Jaqueline Mauer Brentano, Gilberto Backes, Jardel André Kunz, Juliana Teresinha Abegg e Samuel Peters; os condutores Antônio Carlos Fagundes do Amaral, Cleomar Volkweis, Daniel Patrick Saraiva, Delmar Pich, Lucio Mauro Silveira Correa, Márcio Schmitz e Paulo José da Silva; a enfermeira Marili Bitencourt; e o enfermeiro Rafael Vieira (coordenador).


› Compartilhe

  • doação de sangue
  • JDI digital

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela