Prefeito Jerri avalia momento da pandemia e explica mudanças no boletim

21/06/2021
Unidade Covid-19 prestou 759 atendimentos em 20 dias do mês de junho

Unidade Covid-19 prestou 759 atendimentos em 20 dias do mês de junho

Dois Irmãos chegou nesta segunda-feira (21) a marca de 4.215 infectados pelo coronavírus desde o início da pandemia. A doença já vitimou 65 moradores do município. No momento, há 10 pacientes internados e a Unidade Covid-19 já realizou 759 consultas em junho.

O novo boletim da Secretaria da Saúde, implantado recentemente, não apresenta mais o número de isolados e recuperados. A redação do Jornal Dois Irmãos conversou com o prefeito Jerri Meneghetti para saber os motivos da mudança e avaliar o momento da pandemia:

 

Qual sua avaliação sobre o momento da pandemia em Dois Irmãos?

Jerri – Estamos vivendo uma estabilidade já há algumas semanas. Não da forma como gostaríamos. A partir do início de abril tivemos bem menos casos, mas a partir de meados de maio tivemos aumento em todas as regiões e se estabilizou naquele patamar. Tem sido assim também nos outros municípios da região. Aparentemente a vacinação está dando resultados, pois não temos idosos internados. Para evitar novas restrições e manter a situação estável, procurando atenuar cada vez mais, é necessário que toda a população colabore tomando os devidos cuidados.

 

A prefeitura pretende intensificar a fiscalização em espaços públicos e estabelecimentos?

Jerri – A fiscalização tem feito o possível, atendendo denúncias e realizando ações conjuntas com a Brigada Militar e a Polícia Civil. Vamos procurar manter a atuação da fiscalização dentro desses padrões ou reforçando em caso de necessidade.

 

Quais as projeções do município na vacinação, referentes a datas e públicos?

Jerri – Na sexta-feira vacinamos o público na faixa dos 53 anos. Para realizar projeções, seria necessário ter a garantia de fornecimento constante da vacina. Como depende do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual, não temos como fazer previsões mais precisas. No entanto, é importante que a população saiba que todas as vacinas que chegam são priorizadas para a aplicação. Estamos seguindo o PNI (Programa Nacional de Imunizações) e aplicando todas as doses logo após o recebimento. A quantidade é definida pela Secretaria Estadual. Estamos contestando o volume que estamos recebendo, pois alguns municípios têm conseguido vacinar faixas de idade menor. Fica a impressão de que estamos recebendo menos do que deveríamos ou de que alguns municípios estão recebendo mais do que deveriam.

 

Pessoas têm questionado o novo boletim sobre os dados da Covid-19. Por que a prefeitura não divulga mais o número de recuperados e isolados?

Jerri – Em relação aos isolados, tem muita gente que acaba fazendo teste de farmácia, por isso que também mudamos o boletim, para acrescentar esses testes de farmácia que antes não estavam sendo contabilizados. O problema é que esse pessoal que faz teste de farmácia, eles entram no registro do sistema do Estado, mas a gente não sabe se eles estão em isolamento ou não, pois muitos também vão a médicos privados. Por isso, é bem difícil de colocar o número de isolados, porque nós temos apenas os do SUS. Como não é um dado correto, real, não estamos mais publicando.

Outros municípios estão fazendo, mas estão dando o número errado também. A gente não gostaria de colocar informações inverídicas ou imprecisas. Os números que estão sendo divulgados, todos a gente tem certeza, tem registros e tudo mais. No entanto, os números que dependem da área privada, fica um pouco mais difícil de divulgar. O pessoal está estudando alguma maneira de conseguir esses dados mais precisos dos isolados para ver se a gente consegue introduzir novamente. Porém, enquanto não houver certeza, serão números fictícios, que não condizem com a realidade. Por isso estamos bem reticentes em colocar essas informações.

O próprio número de recuperados tem seu cálculo prejudicado porque muitos dos que estão em isolamento, a maioria estará recuperada logo, logo, e alguns vão acabar voltando e sendo internados, mas são poucos. Para poder colocar no boletim, também teria que ser um dado concreto, preciso. Então, o que não tem precisão a gente não está colocando.

 

O que dizer para a população diante do aumento de casos e óbitos?

Jerri – A vacinação está avançando e, ao que parece, muitas pessoas acabaram criando a falsa sensação de que o vírus se tornou menos perigoso. Portanto, é necessário que todos mantenham os devidos cuidados, evitem contato, usem máscara e demais itens de proteção. É imprescindível que as pessoas com teste positivo permaneçam em isolamento para não transmitirem o vírus, caso contrário é considerado crime sanitário e pode ensejar até mesmo detenção em caso de denúncia. Somente teremos mais segurança quando toda a população estiver vacinada. Até lá, todos os cuidados são necessários.


Prefeito Jerri Meneghetti


› Compartilhe

  • doação de sangue
  • JDI digital

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela