Usaflex recebe o selo diamante do Programa Origem Sustentável

20/12/2021
Fonte: Abicalçados

Fonte: Abicalçados

O programa Origem Sustentável, única certificação de processos sustentáveis da cadeia calçadista do mundo, acaba de certificar mais uma grande empresa do cenário nacional. Trata-se da Usaflex, certificada no nível máximo do Programa, o Diamante.

Criado pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) e Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), o Origem Sustentável certifica empresas do setor com processos produtivos baseados nas mais importantes referências internacionais de sustentabilidade, alinhadas aos objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU e ao Global Reporting Initiative.

A certificação foi entregue pelo presidente-executivo da Abicalçados, Haroldo Ferreira, e pelo presidente da Assintecal, Gerson Berwanger, durante visita à fábrica da Usaflex, na cidade de Igrejinha, no Rio Grande do Sul. Segundo Ferreira, a Usaflex entra para o rol de empresas comprovadamente sustentáveis. “Como única certificação de sustentabilidade na cadeia produtiva do calçado do mundo, o Origem Sustentável traz vantagens competitivas, sobretudo para a exportação a mercados mais desenvolvidos, caso da Europa e América do Norte”, comenta.

Para o CEO da Usaflex, Sergio Bocayuva, é muito importante ter essa chancela. “Uma certificação em sustentabilidade focada na cadeia produtiva do calçado, que avalia os indicadores nas dimensões econômica, ambiental, social e cultural, traduz a excelência das ações realizadas pela empresa e refletem na perenidade da empresa e no bem-estar de todos os envolvidos”, diz ele.

Para integrar o programa que aborda os indicadores econômicos, sociais, culturais, ambientais e de gestão em sustentabilidade, não foi preciso realizar nenhuma adaptação, apenas evidenciar junto aos 104 indicadores do programa, as ações realizadas, já que a sustentabilidade faz parte da cultura da empresa. “Foi um desafio implementar um programa que, dentre outras questões, avalia o passo a passo do processo produtivo e em paralelo à implantação de um novo sistema de gestão SAP (Systeme, Anwendungen und Produkte in der Datenverarbeitung)”, diz Bocayuca.

A Usaflex tem desde 2012, um comitê composto de colaboradores responsáveis por elaborar e executar as ações de sustentabilidade, e em 2020, lançou a Política de Sustentabilidade da companhia, traçando objetivos e metas de médio prazo. Em uma sociedade cada vez mais preocupada com as questões ambientais e sociais, a empresa firmou, recentemente, com seu manifesto o compromisso público da sua nova Política de Sustentabilidade que traça objetivos e metas até 2025.

 

Programa

O Origem Sustentável já tem nomes como Vulcabras, Piccadilly, Bibi, Beira Rio, Boxprint e Caimi & Liaison certificadas, e outras em processo de implementação, caso da Schutz, Usaflex, Ramarim, Via Marte, Redeplast, Calçados Ala e Bebecê. Com auditorias credenciadas pela SGS, Bureau Veritas, ABNT e Senai, a certificação conta com quatro níveis de evolução: Bronze (para empresas que cumpram o mínimo de 20% a 30% dos indicadores propostos), Prata (40%), Ouro (60%) e Diamante (80%).

 

Mais sobre a Usaflex

Fundada em 1998, na cidade de Igrejinha, a Usaflex é pioneira e líder na fabricação de calçados e bolsas de couro que priorizam a inovação, estilo e conforto para mulheres. Com produção de até 25 mil pares de calçados por dia, a marca se destaca por agregar tecnologia em mais de 50 diferentes linhas de produtos, que podem ser adquiridos pela loja virtual, multimarcas ou em uma das mais de 250 franquias espalhadas por todo território nacional. Até 2023, a Usaflex deve alcançar o número de 350 lojas no Brasil.


› Compartilhe

  • JDI digital
  • doação de sangue

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela