Instituto-Geral de Perícias forma 69 novos servidores

20/10/2020
Fonte: Secretaria da Segurança Pública

Fonte: Secretaria da Segurança Pública

O governo do Estado ganhou um reforço no combate ao crime no Rio Grande do Sul. Na manhã desta segunda-feira (19), em evento virtual, o Instituto-Geral de Perícias (IGP) formou 69 novos agentes – 21 peritos criminais, 20 peritos médicos-legistas e 28 técnicos em perícias.
O governador Eduardo Leite foi o paraninfo da turma. “Escolher o IGP é fazer a escolha de se colocar a serviço da sociedade. Não se trata, portanto, de uma mera oportunidade de emprego com remuneração. É claro que é uma profissão, e uma profissão pela qual serão remunerados, mas é muito mais do que isso. E também por isso minha manifestação deve ser aquela de reconvocá-los a esse espírito que os guiou até aqui. Lembrem-se desta missão todos os dias, quando depararem com dificuldades”, afirmou.
Devido ao distanciamento social imposto pela pandemia de coronavírus, a cerimônia foi realizada virtualmente. Familiares e amigos dos formandos puderam acompanhar a transmissão da solenidade pelo Youtube. “Aguardávamos ansiosamente por esses formandos. O IGP não tem um número muito grande de servidores, somos cerca de 1 mil, então, esses 69 agentes acrescentam muito às nossas equipes de trabalho. São 69 profissionais divididos em três cargos diferentes e cada cargo é responsável por uma série de exames periciais, então se trata um reforço muito grande às equipes”, destacou a diretora-geral do IGP, Heloisa Helena Kuser.
Os formandos fazem parte da primeira turma convocada depois do concurso de 2017. O chamamento ocorreu em 10 de março deste ano. Devido à pandemia, o início das aulas foi adiado para 3 de agosto. Foram 360 horas de formação, divididos em três módulos: básico (3 de agosto a 19 de agosto), específico (20 de agosto a 24 de setembro) e prático (a partir de 25 de setembro). Apenas a disciplina de Manejo de Armas de Fogo teve aulas presenciais. As demais foram ministradas em uma plataforma virtual. Esse e outros cuidados, como uso obrigatório de máscaras e demais equipamentos de proteção individual, foram essenciais para garantir a segurança sanitária ao longo de todo o curso e evitar surtos de contaminação. 
“Só vocês e seus familiares sabem o que passaram para chegar a esse momento de concretização de um sonho. O curso de formação se deu em meio à pandemia e impôs uma dificuldade maior do que a normal. Vocês estão ingressando em uma instituição fundamental para o Estado. Não posso pensar em um sistema de justiça criminal se não houver uma instituição que trabalha a questão pericial, a produção da prova, tão fundamental no sistema de justiça criminal”, disse o vice-governador e secretário da Segurança Pública, Ranolfo Vieira Júnior.


DESTINO
Os servidores empossados nesta segunda-feira (19) já têm destino: os postos de Criminalística e de Medicina-Legal da capital e do interior do Estado. Municípios de oito regiões – Caxias do Sul, Pelotas, Passo Fundo, Porto Alegre, Santa Maria, Santo Ângelo, Santana do Livramento e Rio Grande – devem receber os servidores. A distribuição foi feita conforme a necessidade do IGP. A região e a cidade foram definidas de acordo com a nota obtida pelos alunos no curso. Todos os empossados têm 15 dias, contados a partir desta segunda (19), para assumir as funções. Atualmente, 26 servidores realizam o curso de formação. Outros dois chamamentos de aprovados no último concurso estão previstos para março de 2021 e março de 2022.


› Compartilhe

  • Instagram

COLUNAS

De quem é a culpa?

De quem é a culpa?

Coluna da Fé   27/11/2020

Advento nos anuncia Jesus, o Salvador

Advento nos anuncia Jesus, o Salvador

Coluna da Fé   27/11/2020

FOTOS DO DIA

Flagra no Centro de Dois Irmãos – Não tá fácil pra ninguém! (Fotos: Octacílio Freitas Dias)

  • Assinatura digital

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

BOLETIM CORONAVÍRUS
28/11/2020SAÚDE
BOLETIM CORONAVÍRUS
Jornal Dois Irmãos © , Todos os direitos reservados Agência Vela