Centrais regionais de triagem aumentam a testagem para Covid-19

20/10/2020
Fonte: SES

Fonte: SES

O projeto Testar RS do Governo do Estado, em execução pela Secretaria da Saúde (SES RS), permitiu que todos os casos de síndrome gripal fizessem o exame de biologia molecular para Covid-19. A medida possibilitou que, enquanto o Lacen/RS e laboratórios parceiros ficassem com as testagens de casos graves e prioritários, as demais pessoas que não fossem hospitalizadas tivessem a análise feita por laboratórios de outros estados. Nessa estratégia, mais de 32 mil amostras já foram encaminhadas para exames no Paraná e Rio de Janeiro. O fluxo aumentou nas últimas semanas após a entrada em funcionamento das seis centrais regionais de triagem no interior do Estado.
As centrais foram montadas nos laboratórios regionais do Lacen localizados em Caxias do Sul, Erechim, Passo Fundo, Pelotas, Santa Cruz do Sul e Santa Maria. Cada uma delas abrange uma população de aproximadamente 1 milhão de pessoas e tem capacidade de receber, conferir, armazenar e despachar as amostras até o aeroporto mais próximo. Do Rio Grande do Sul, são encaminhadas para testes nos laboratórios de referência no Rio de Janeiro, no Paraná ou ainda em São Paulo. Os locais passaram a funcionar no último dia 25 de setembro. Desde lá, 17,6 mil amostras já foram triadas e despachadas nas centrais e em quantidades que foram aumentando progressivamente. Enquanto na primeira semana a média diária de envios foi de 736 somadas todas centrais, na semana passada foram quase 1,2 mil por dia.

 


› Compartilhe

  • JDI digital
  • doação de sangue

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela