No Dia do Farmacêutico, entenda a importância deste profissional para a saúde

20/01/2022
Vera Lucia Rocha Pereira

Vera Lucia Rocha Pereira

No dia 20 de janeiro se comemora o Dia Nacional do Farmacêutico. No Brasil, é obrigatória a presença deste profissional durante todo o horário de funcionamento de uma farmácia ou drogaria. A obrigatoriedade advém do fato de que o farmacêutico é o profissional habilitado tecnicamente para melhor auxiliar na aquisição de remédios e na orientação sobre o uso racional dos mesmos, buscando sempre as melhores alternativas para resolver os problemas de saúde que afetam a vida das pessoas.

Vera Lucia Rocha Pereira é farmacêutica há mais de uma década, proprietária da Farmabel e conta em entrevista ao JDI sobre a sua área. Ela cursou administração hospitalar em 1995 e com a experiência no hospital percebeu o interesse pela área da farmacêutica, motivo que a fez investir na própria farmácia em 1998 e optar por fazer uma segunda graduação em Farmácia, concluída em 2011.

 

Existe demanda no mercado de trabalho para farmacêuticos?               

Vera – O farmacêutico tem uma boa demanda no mercado de trabalho, já que pode trabalhar em diversas áreas, desde perito criminal até na estética, e no atendimento direto ao paciente, promovendo saúde; esta é uma área bastante vasta. Ainda existe uma carência de bons profissionais. Ser farmacêutico é uma atividade recompensadora, pois a meu ver tem o melhor retorno possível, o de poder contribuir com a promoção da saúde da população.

 

Qual o perfil de uma pessoa da área de Farmácia?

Vera – Sempre digo que para ser farmacêutico tem que gostar de pessoas, porque lidamos com todas, desde o bebê até o idoso. É preciso entender a pessoa, conseguir identificar o que ela precisa naquele momento. Muita gente vai a uma farmácia para resolver algum problema e a grande maioria não está bem, seja física ou emocionalmente. Por isso, é preciso saber atender da melhor forma.

 

A profissão de farmacêutico é valorizada?

Vera – Tivemos um grande ganho com a pandemia, os farmacêuticos tiveram uma maior visibilidade e com isto estamos sendo mais valorizados. A pandemia exigiu um maior conhecimento técnico, tendo o farmacêutico um papel importante. Algumas farmácias estão voltando a suas origens, sendo reconhecidas como estabelecimentos de saúde integral e não apenas uma drogaria. Um ponto negativo da profissão são as longas horas dedicadas ao aperfeiçoamento, que deve ser constante, e por vezes longas jornadas de trabalho, algo que pesa bastante, mas faz parte da responsabilidade de ser farmacêutico.


› Compartilhe

  • JDI digital
  • doação de sangue

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela