51,42% dos profissionais da Unidade COVID apresentaram efeitos colaterais leves da vacina

19/02/2021
48,57% não tiveram nenhum efeito. Equipe incentiva a vacinação na esperança de uma volta à normalidade

48,57% não tiveram nenhum efeito. Equipe incentiva a vacinação na esperança de uma volta à normalidade

Em pesquisa elaborada pelo Jornal Dois Irmãos, foram coletados questionários com os funcionários da Unidade de Internação COVID e da Unidade de Emergência COVID de Dois Irmãos, totalizando 35 técnicos de enfermagem e enfermeiros. Esses profissionais da saúde lidam diretamente com pacientes com coronavírus, e foram os primeiros a receber a vacina.

A equipe foi vacinada entre os dias 19 de janeiro e 5 de fevereiro, sendo essa a primeira dose das duas necessárias. Os nomes das vacinas aplicadas no setor de COVID-19 foram: CoronaVac (Butantan) em 27 dos profissionais e Oxford (Fiocruz) nos outros oito restantes.

Dos 35 entrevistados, 77,14% disseram não ter medo de tomar a vacina e 22,85 % responderam que tiveram medo. Suelen Cristina Marques, técnica de enfermagem do hospital, comenta: “Não vou ser hipócrita de dizer que não tive medo. Tive sim. Porque é normal o medo do desconhecido. Mas também tenho confiança na ciência e acima de tudo em Deus. Vacinei pela minha família, pelos meus sogros (idosos) e por todos os meus colegas”.

Em relação aos efeitos colaterais, 18 dos 35 entrevistados apresentaram algum. Os principais relatados foram: enxaqueca, dor no braço, febre, dor no corpo, dor de garganta, fadiga e náuseas. É importante ressaltar que essas reações se manifestaram de forma leve, e que 48,57% não tiveram nenhum tipo de efeito colateral.

 

Leia a matéria completa de Giordanna Benkenstein Vallejos na edição impressa e na digital desta sexta-feira (19).


Membros da unidade de COVID do Hospital São José que participaram da pesquisa: Suelen Cristina Marques, Luana Rosales Barboza e Raquel Xavier (à frente), Geovane Munari Petry, André Rossi Mateo, Wagner Gemerson Jacoby e Flávia Tatiane Almeida Bley


› Compartilhe

  • JDI digital
  • doação de sangue

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela