Vale do Sinos tem número recorde de novos casos pela segunda semana consecutiva

18/12/2020
Fonte: Feevale

Fonte: Feevale

O mestrado em Virologia da Universidade Feevale divulgou, nesta sexta-feira, 18, novo levantamento sobre a pandemia de Covid-19 no Vale do Rio dos Sinos. Os números apontam que as novas infecções seguem um ritmo de crescimento exponencial, com quase três mil novos casos confirmados entre os dias 12 e 18. A taxa de ocupação nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) dos hospitais da região teve novo aumento, alcançando 102% nesta sexta-feira. Para a pesquisa, foram considerados os dados disponibilizados pelo Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede) do Vale do Rio dos Sinos (Consinos) e pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul, por meio do portal https://covid.saude.rs.gov.br.

O levantamento confirma o pior momento da pandemia desde o seu início, e que os novos casos estão em crescimento exponencial desde o final de novembro. Desde o dia 20 de daquele mês, as contagens ultrapassam os 2 mil a cada semana, chegando ao recorde de 2.929 nesta sexta-feira. Em números absolutos, a região do Vale do Sinos acumula um total de 40.423 casos confirmados e 761 óbitos, com 36 nesta semana. Conforme o professor do mestrado em Virologia da Feevale, Fernando Spilki, embora exista uma estabilização no número de óbitos, se mantém a saturação das UTIs e se observa o número recorde de casos novos pela segunda semana seguida. “A previsão é de crescimento do número de casos e de lotação das UTIs até o fim do ano, pelo menos”, afirma (confira projeções mais abaixo).

 Já para a coordenadora do mestrado em Virologia da Universidade Feevale, Juliane Fleck, é inquestionável que estamos passando pela fase mais crítica da pandemia, e a preocupação aumenta com a chegada do final do ano, aliada ao comportamento social observado. Desde o início dos estudos de projeção, verifica-se um cenário crítico, mesmo nas previsões consideradas otimistas. “Embora muitos acreditem que já nos ‘sacrificamos muito’, tudo o que foi realizado até o momento, no intuito de evitar o colapso do sistema de saúde, corre o risco de ser insuficiente, se não tivermos um comportamento responsável. O intuito dos nossos estudos não é provocar o pânico, mas permitir que as decisões sejam tomadas de maneira responsável, embasadas em dados atuais, para que ninguém se sinta surpreendido”, ressalta.

 

Projeção mantém previsão de superlotação no Natal e Ano Novo

 O mestrado em Virologia da Feevale atualizou as projeções para o número de casos de Covid-19 e das internações em decorrência da doença no Vale do Sinos no Natal e Ano Novo. O estudo, sob coordenação do professor Spilki e com apoio do epidemiologista Eduardo de Freitas Costa, projeta três cenários: um pessimista, um otimista e um médio. Em um cenário mais pessimista, a ocupação nas UTIs na região estaria em 123% no Natal, por exemplo, enquanto o número de casos novos chegaria a 4.310.  Na primeira semana de janeiro, estes números chegariam a 127% e 4.903, respectivamente, se não forem tomadas medidas adicionais para conter o avanço da pandemia.

 Para o cálculo, foram usados modelos de séries temporais para a predição semanal da porcentagem de ocupação em UTI (modelo de suavização exponencial), do número de casos e do número de internações (regressão com erros Arima, do do inglês: Auto-regressive integrated moving average, ou em portugês, Modelo autorregressivo de médias móveis).


› Compartilhe

  • doação de sangue
  • JDI digital

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela