Relatório da CPI sobre gestão do ISEV no hospital é rejeitado

18/06/2019
Votação aconteceu na noite desta segunda-feira

Votação aconteceu na noite desta segunda-feira

Por maioria, a base governista rejeitou nesta segunda-feira (17) o relatório da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigou a gestão do Instituto de Saúde e Educação Vida (ISEV) no Hospital São José, em Dois Irmãos. Não concordaram com o documento elaborado pelo relator Joracir Filipin (PT): Eliane Becker (PP), Paulinho Gehrke (PP), Elony Nyland (MDB), Paulinho Quadri (MDB) e Léo Büttenbender (PSB). Concordaram com as conclusões do relator: Paulino Renz (PDT), Paulo Fritzen (PT) e o próprio Filipin. O presidente da Câmara, Sérgio Fink (MDB), só votaria em caso de empate, mas durante a sessão deixou claro sua posição, fazendo duras críticas ao teor do relatório.
Antes de ser votado, o relatório foi apreciado pela Comissão de Pareceres, formada por Paulinho Gehrke (presidente), Joracir Filipin (vice-presidente) e Paulinho Quadri (relator). O vice-presidente Filipin defendeu seu documento, reiterando que houve quebra de contrato por parte do ISEV e que há ‘fortes indicativos de improbidade administrativa’ por parte da administração municipal, que teria se omitido na fiscalização do contrato. Gehrke e Quadri, por sua vez, discordaram dos termos do relatório, dizendo que foram encontradas ‘muitas inconsistências’ e ‘erros grosseiros’. Para o presidente e o relator da Comissão de Pareceres, o documento é ‘inconfiável’ e em nenhum momento a perícia contratada apontou lucro de R$ 11 milhões no período da gestão (2014-2018), como citado por Filipin. 
Assim, por 2 a 1, foi dado parecer contrário ao projeto de Resolução 03/2019, que trata da aprovação do relatório da CPI. Mesmo discordando do conteúdo do relatório, Gehrke e Quadri pediram que o processo com mais de 4,3 mil páginas seja encaminhado na íntegra para o Ministério Público e o Poder Executivo. Em plenário, o parecer pela rejeição do relatório foi aceito por 5 a 3. A votação ocorreu depois das 22h. Antes, por quase três horas, houve intenso debate entre os vereadores na tribuna. Representantes jurídicos do ISEV também pediram espaço para se manifestar, e chamou atenção a presença em grande número de secretários e chefes de departamento da prefeitura na sessão.


Leia a cobertura completa da sessão na edição impressa desta terça-feira (18).


› Compartilhe

  • JDI digital
  • doação de sangue

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela