Semana Nacional dos Museus é comemorada com visitação e oficina

18/05/2022
Escola 10 de Setembro foi a primeira da semana a fazer o passeio

Escola 10 de Setembro foi a primeira da semana a fazer o passeio

A Semana Nacional dos Museus acontece de 18 a 22 de maio. Para celebrar a data, foi organizada a visitação de escolas ao Museu Histórico Municipal de Dois Irmãos, seguido por uma oficina de poesia. Na última segunda-feira (16), foi o dia da escola estadual 10 de Setembro, com a visitação de 31 estudantes da turma 41, do 4° ano.

A manhã da começou fria, coberta por uma leve neblina que acentuava a beleza nostálgica do museu. Os alunos encolhidos em seus casacos escutavam atentamente as explicações sobre o local que foi construído entre os anos de 1832 e 1835. Durante a explicação, eles tiveram a oportunidade de explorar o pátio, o porão e a casa. Uma visitação como essa é um momento único, no qual o passado e o futuro de Dois Irmãos convergem. A aluna Caroline Theobald Kohrach, de 10 anos, nunca havia estado no museu da cidade. Para ela, o lugar mais especial de conhecer foi o quarto onde as crianças dormiam. Após o passeio, Caroline levou uma importante lição para casa. “Aprendi hoje que as coisas antigas também podem ser lindas”, disse a menina.

Na opinião de Thaís Backes, chefe do Departamento de Cultura, quando os alunos conseguem materializar a história, presenciando algo que eles não viveram, eles aprendem valorizar as raízes. A professora da turma 41, Catia Heidrich, também enfatiza a importância da visitação. “É importante eles conheceram as origens, a forma como tudo aconteceu até esse momento. Vemos a teoria na sala de aula, mas, quando eles conhecem o museu, contextualizam aquilo que aprenderam”, comentou.

A oficina “Poetizando o passado”, com o escritor Paulo Vargas, encerrou o passeio, com as crianças aprendendo o que é um poema, o que são versos e como escrever sobre a realidade por uma perspectiva poética. Os pontos belos do museu foram utilizados como inspiração para a oficina que uniu o desenvolvimento da criatividade, da escrita e da história em um mesmo ambiente. Ao longo da semana, também estão vivendo a experiência alunos das escolas Primavera, Arno Nienow, Carlos Rausch, Paulo Arandt, 29 de Setembro, Albano Hansen, Mário Sperb, Matheus Grimm e Felippe Wendling.

 

(Por Giordanna Benkenstein Vallejos)


› Compartilhe

GALERIA DE FOTOS

  • doação de sangue
  • JDI digital

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela