
(Fotos: Divulgação / PMDI)
Na última semana, o prefeito Jerri Meneghetti visitou o andamento das obras da nova ponte sobre o Arroio Feitoria. Segundo informações da prefeitura, a construção das fundações para instalação dos pilares da ponte já foi iniciada. Várias empresas prestam serviços para a construtora J.Bastian Engenharia, responsável pela obra. Desde empresas locais até de outros estados, como a FUNENGE Fundações e Engenharia, com sede em Curitiba (PR), que está construindo as fundações.
– Acredito que vencemos a pior parte, que foi viabilizar técnica e financeiramente a obra, além de todo o processo de contratação. Agora vamos acompanhar a execução dos trabalhos, na certeza de que é uma grande obra para a população e para o município de Dois Irmãos – disse o prefeito Jerri, que esteve acompanhado do chefe de gabinete, João Luiz Weber.
De acordo com a nota divulgada pela administração municipal, tecnicamente as pontes são uma das chamadas Obras de Arte Especiais (OAEs), pois são obras grandes que afetam uma boa parcela de um território.
– Além disso, exigem projetos complexos, levando em consideração fatores como carga, resistência, estabilidade e estética, e podem ser ícones arquitetônicos que embelezam paisagens. No caso da nova ponte sobre o Arroio Feitoria, Dois Irmãos levou a risca a expressão ‘obra de arte’ e vai conseguir unificar duas obras de arte, uma datada de 1855, a Ponte de Pedra, com a nova estrutura, formando um conjunto que tem tudo para ser um novo cartão postal para a cidade, além de resolver o problema histórico causado pela pista única e estreita da atual ponte, que até hoje serve de trânsito para veículos e pedestres, mas gera congestionamento em diversos momentos do dia – conclui a nota da administração municipal.