Municípios vivem expectativa da chegada da vacina contra a Covid-19

18/01/2021
(Foto: Governo RS)

(Foto: Governo RS)

Com a chegada da vacina contra a Covid-19 ao Rio Grande do Sul, nesta segunda-feira (18), os municípios vivem a expectativa para o início da imunização.

Em Dois Irmãos, segundo o prefeito Jerri Meneghetti, que responde pela Secretaria da Saúde, o planejamento está pronto, apenas aguardando as diretrizes específicas da vacina que virá para fazer os últimos ajustes. Por enquanto, não há informação sobre a chegada das primeiras doses ao município, nem a quantidade. “Em um primeiro momento, as vacinas são entregues à Secretaria Estadual da Saúde, e só depois são disponibilizadas para o município. Ainda não sabemos quantas doses vamos receber, mas a estimativa é atingir 3% da população. Então, a princípio serão poucas doses neste primeiro momento. Esperamos que este número seja superior”, comenta Jerri. “Havendo as diretrizes definidas e repassadas ao município, com as vacinas à disposição aqui, a vacinação inicia imediatamente”, acrescenta o prefeito.

Em Morro Reuter, a prefeita Carla Chamorro também aguarda pelo envio das doses pelo Governo do Estado. “Já estamos organizados, apenas aguardando a confirmação do número de doses que iremos receber, bem como a norma técnica do Ministério da Saúde”, afirma Carla.


PRIMEIRA VACINADA

A enfermeira Mônica Calazans, 54 anos, de São Paulo, foi a primeira brasileira a ser vacinada contra a Covid-19 no país, na tarde de domingo (17). No Rio Grande do Sul, a projeção era de que a primeira dose fosse aplicada por volta das 18h desta segunda, em uma técnica de enfermagem que atua na linha de frente contra a Covid-19 no Centro de Tratamento Intensivo (CTI) do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. No entanto, com problema de logística, o lote só deve chegar às 20h25 ao Estado.


› Compartilhe

  • JDI digital
  • doação de sangue

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela